FLEXIBILIZAÇÃO EM SP

AGORA: população sem máscara e estádios com 100% da capacidade são liberados em SP

Doria anunciou que população está liberada a transitar em locais abertos sem o uso de máscaras; estádios de futebol, eventos esportivos em geral, culturais e de lazer voltam a ter 100% da capacidade

Da redação
Publicado em 09/03/2022, às 14h55 - Atualizado às 15h20

FacebookTwitterWhatsApp
População sem máscara e estádios com 100% são liberados em SP Doria no estádio Governador João Doria no estádio Urbano Cadeira, do Santos Santos Futebol Clube - Arquivo pessoal
População sem máscara e estádios com 100% são liberados em SP Doria no estádio Governador João Doria no estádio Urbano Cadeira, do Santos Santos Futebol Clube - Arquivo pessoal

Após quase dois anos sendo obrigada a usar máscara de proteção ao sair de casa, para combater a proliferação da covid-19, a população de São Paulo está liberada a transitar em locais públicos sem as devidas máscaras

O anúncio foi feito no início da tarde desta quarta-feira (9), pelo governador de São Paulo, João Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

“A decisão de hoje se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil. A decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”, afirmou Doria. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, reforçou o governador.

O decreto assinado por Doria tem efeito imediato, pois já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.

Estádios de futebol com 100%

Ainda na coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador anunciou a liberação da ocupação máxima de público nos estádios de futebol do estado de São Paulo. A medida, também é válida para eventos esportivos em geral, culturais e de lazer.

“Estão liberados todos os jogos de futebol com 100% de público e isso se aplica a todas as modalidades esportivas praticadas ao ar livre no estado de São Paulo. Não haverá a obrigatoriedade do uso de máscara, mas a recomendação é para que continuem usando máscaras. As pessoas que se sentirem bem podem continuar usando máscaras”, disse Doria.

Antes restrito, o acesso do público a estádios começou a ser liberado no início de outubro do ano passado, quando os jogos de futebol – e eventos esportivos em geral em ambientes abertos – passaram a receber público.

Para o ingresso nos estádios, os clubes mandantes devem exigir um comprovante com esquema vacinal completo. Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48h para os do tipo PCR ou 24h para os testes de antígeno.

Critérios para as liberações

A decisão das liberações foram baseadas em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por covid-19 no último mês.

Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

As máscaras eram obrigatórias no estado desde 8 de maio de 2020 em espaços abertos, estabelecimentos de atividades essenciais e repartições públicas estaduais e os valores aplicados pela Vigilância Sanitária Estadual variavam de R$ 552,71 para pessoas físicas a R$ 5.294,38 para estabelecimentos por pessoa sem máscara.

Em dezembro do ano passado, Doria chegou a anunciar a flexibilização do uso da proteção em ambientes abertos, mas voltou atrás com o surgimento da variante ômicron.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!