Canoagem

Bertioga estuda projetos para alavancar esportes náuticos

Canoístas da cidade reuniram-se com o prefeito Caio Matheus e o deputado federal João Paulo Papa (PSDB)

Mayumi Kitamura
Publicado em 27/07/2018, às 12h17 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h09

FacebookTwitterWhatsApp
Papa apresentou sugestões e demonstrou apoio para difundir a prática no município - Diego Bachiéga/PMB
Papa apresentou sugestões e demonstrou apoio para difundir a prática no município - Diego Bachiéga/PMB

Sempre representada em campeonatos de canoagem, Bertioga quer se destacar ainda mais na modalidade. Para isso, estão sendo discutidos projetos para difundir a prática e, na manhã de sexta-feira, 27, atletas do município estiveram reunidos com o prefeito Caio Matheus e o deputado federal João Paulo Papa (PSDB) em busca de apoio.

Inicialmente, os canoístas da cidade procuraram o prefeito para representar Bertioga na 1ª Etapa Va'a Pro Brasil - Campeonato Brasileiro, que ocorrerá no dia 18 de agosto, na praia de Itaipú, em Niterói (RJ), e valerá classificação para o campeonato sul-americano. Os atletas das equipes Brucutus e Buriquioca conseguiram com a prefeitura, o transporte para participar do evento e com isso, também iniciaram as discussões e planejamentos para difundir a modalidade no município.

A reunião de sexta-feira, que contou com a presença do deputado Papa, foi a terceira entre os atletas e o Executivo. Durante a troca de informações, algumas novas ideias foram apresentadas, até pelo próprio parlamentar, para que a cidade torne-se referência nacional em canoa havaiana. O prefeito comentou: "Papa tem uma identidade muito forte com os esportes náuticos porque ele pratica, é velejador, e sabendo de uma grande identidade que Bertioga tem com o esporte náutico - no caso, hoje a pauta principal foi a canoa havaiana-, ele veio dar uma força, abrir algumas portas, passar algumas sugestões e coisas que ele viu que deram certo em outros municípios e países".

Segundo Caio Matheus, a proposta é valorizar e incentivar o esporte, principalmente porque o município tem todos os aspectos possíveis para o fortalecimento da canoa havaiana. Por isso, em até 45 dias, ele pretende iniciar a modalidade monitorada. O projeto que surgiu durante os encontros ainda está sendo estudado e, no momento, avalia o ponto de saída mais adequado para a instrução das aulas. "Mais uma novidade boa para o esporte bertioguense", disse o prefeito. Para conseguir atender a um grande número de alunos, os atletas cederão canoas, mas pretendem conseguir outros apoios para conseguir mais embarcações destinadas à iniciativa. 

O deputado Papa, que enquanto prefeito de Santos também implantou projetos em prol dos esportes náuticos, destacou os aspetos positivos da cidade para essa empreitada: "Bertioga tem tudo para despontar, crescer e fortalecer como um grande polo porque é uma cidade com muitas alternativas, bons acessos ao mar, rios navegáveis, bons atletas que já se dedicam há bastante tempo à atividade. Eu fico feliz de poder, de alguma maneira, acompanhar esse trabalho, e pretendo ajudar naquilo que for possível".

Os dois principais percursores da canoa havaiana na cidade, Everdan Riesco e Edney China, aguardam com expectativa o andamento dos projetos. Nesse sentido, Riesco comentou: "Bertioga já foi uma referência nacional. Hoje voltamos a crescer, temos alguns clubes, e a tendência é crescer com mais pessoas praticando a modalidade - e toda a comunidade vai ganhar com isso". Já a principal expectativa para Edney China é de que o esporte seja difundido em vários núcleos de canoagem pelo município. Disse ele: "Estamos abrindo portas para desenvolver mais as atividades de canoa havaiana e outras modalidades. Queremos esses núcleos para a cidade. Temos vários atletas de ponta na canoa havaiana, então estamos torcendo".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!