BALNEABILIDADE

Carnaval: Bertioga tem todas a praias próprias para banho

Último relatório divulgado pela Cetesb aponta praias limpas para o feriado; São Sebastião tem regiões central e sul próprias para banho

Da Redação
Publicado em 13/02/2020, às 12h47 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h06

FacebookTwitterWhatsApp
Praia da Enseada - Bertioga - Silvio Dutra
Praia da Enseada - Bertioga - Silvio Dutra

Com as altas temperaturas e o Carnaval se aproximando, muitas pessoas vão aproveitar o feriadão para se refrescar nas praias da região. Em Bertioga, o último relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revela que todas as praias estão próprias para banho, são elas: Enseada, São Lourenço, Guaratuba e Boraceia.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Quem pretende curtir o Carnaval na cidade de São Sebastião deve evitar as praias da região norte do município. Prainha, Cigarras, São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz , Deserta, Porto Grande e Preta do Norte são as praias com águas consideradas impróprias para banho, conforme levantamento.

As demais praias, localizadas nas regiões central e sul, como, por exemplo, Barequeçaba, Maresias, Baleia, Juquehy e Boraceia, foram consideradas próprias para banho.

Em Guarujá, cinco praias estão impróprias. São elas: Perequê, Enseada (avenida Atlântica), Enseada (rua Chile), Enseada (avenida Santa Maria) e Astúrias. As demais praias estão autorizadas para o uso dos banhistas.

A classificação de balneabilidade é indicada em cada praia por meio de bandeiras verdes e vermelhas que sinalizam locais próprios ou impróprios para o banho. 

A indicação da bandeira verde reúne três categorias: excelente, muito boa e satisfatória. Essa classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas em cinco semanas consecutivas. 

Quando a bandeira sinalizada for vermelha não se deve entrar em contato com a água para evitar riscos à saúde, pois ela indica que há contaminação das águas por esgoto e pode existir a presença de vários tipos de microrganismos causadores de doenças transmitidas via contaminação hídrica. Se a bandeira estiver verde, o contato com a água é seguro e a saúde do banhista não estará em risco de contrair essas doenças. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!