TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Como proteger os dados da empresa de acesso não autorizados

Da redação
Publicado em 22/07/2021, às 16h16 - Atualizado às 16h17

FacebookTwitterWhatsApp

Se você se importa com tecnologia e costuma acompanhar as notícias sobre tecnologia da informação, provavelmente já ouviu alguma história de uma empresa grande que teve seus dados roubados ou algo parecido. E quando falamos de empresas grandes, não estamos falando só de empresas multimilionárias, estamos falando do topo da cadeia alimentar, empresas que aparecem na Fortune 500. Se empresas desse tamanho estão suscetíveis a esse tipo de problema, todo empreendedor deve ficar em alerta no que diz respeito a proteção de seus dados. Separamos aqui neste artigo uma lista com algumas práticas que você deve adotar para aumentar a segurança da sua empresa.

Todos as máquinas devem ter senha

Quando pensamos em roubo de dados, geralmente a imagem que vem à cabeça é de algum hacker invadindo computadores da segurança de sua residência. Na realidade, a forma mais utilizada e fácil de roubar dados é fazendo isso pessoalmente. Por exemplo, alguém com um pen drive acessa uma máquina e copia planilhas e todo tipo de informação valiosa. Por isso que toda máquina da sua empresa deve ter uma senha. Uma senha não deve ser utilizada em mais de uma máquina e nada de senhas fracas, coisas como datas de aniversário e etc. estão proibidos. As máquinas mais importantes, como os servidores, devem ser acessadas apenas pelos profissionais de informática da empresa.

Use um bom VPN quando necessário 

O VPN é um túnel particular em uma rodovia livre. Isto é, uma rede privada dentro de uma rede pública. Por exemplo, uma rede privada dentro da internet. Se algum funcionário em home office está acessando um servidor da empresa através da internet, a utilização de um VPN pode ajudar na privacidade. Se estiver com problemas de orçamento, ao menos instale um dos aplicativos VPN grátis para Windows, é melhor do que não fazer nada. O VPN é ideal para acesso remoto, mas também pode ser usado para acessar websites bloqueados pela empresa. Portanto, certifique-se de distribuir VPNs apenas para os funcionários que realmente precisam.

Mantenha seu antivírus atualizado 

Pode parecer óbvio, mas tem muita gente que negligência até o básico. A primeira coisa que você deve fazer é instalar um bom antivírus. Há várias versões gratuitas desse tipo de programa disponíveis na internet. Entretanto, nos realmente recomendamos que você utilize as versões pagas, são de fato melhores do que as versões gratuitas. Um antivírus é o que pode impedir a ação de programas maliciosos na sua rede de computadores. Além disso, certifique-se que as atualizações automáticas desse tipo de programa estão sempre ativadas.

Treine seus funcionários em boas práticas de segurança da informação 

A maioria das empresas brasileiras não se importa com esse tipo de treinamento. Na verdade, há muitas empresas que funcionam sem um setor de tecnologia da informação. Elas dependem das visitas de técnicos de outras empresas sempre que um problema acontece. O que você precisa fazer é contratar um profissional qualificado para ensinar quais são as melhores práticas de segurança para seus funcionários. Um dos pontos mais importantes sobre proteção de dados é entender que a maioria dos ataques não acontece através de hackers com softwares avançados. Na verdade, os melhores hackers usam o fator humano em seu favor. Isto é, eles se aproveitam da ingenuidade de alguns funcionários que nunca foram treinados para se proteger contra isso e tiram proveito. Não é à toa que técnicas de phishing são tão utilizadas. 

Mantenha um bom profissional de T.I. na sua empresa 

Como já mencionamos, há empresas que sequer contam com um profissional de T.I. em casa. Esse tipo de organização vai ficar contratando técnicos em informática sempre que um problema aparecer ao mesmo tempo que vão depender da sorte para que nada aconteça de muito ruim. Se sua empresa usa computadores de forma ativa, tem um servidor, uma rede de computadores interna, as chances são de que você vai precisar de um bom técnico de informática.

Considerações finais 

Bom, seguindo essas práticas, você vai aumentar e muito os níveis de segurança da sua empresa. É impressionante como há tantas organizações que simplesmente ignoram a segurança da informação. O fato de que você está lendo este artigo já é um bom sinal de que sua empresa está em um bom caminho. Como dica final, gostaríamos de ressaltar a importância de se atualizar. Acompanhe websites como este que dão dicas de segurança. Leia notícias sobre segurança da informação e etc. Ou, se isso não for possível, ao menos tenha um bom profissional que vai fazer esse tipo de coisa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!