O bairro Vila Sônia, em Praia Grande, está passando por uma grande transformação. Diversas obras de infraestrutura estão sendo realizadas pela prefeitura e uma área de lazer com mais de 32 mil metros quadrados deverá ser construída.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O projeto é da HM Engenharia, empresa que construirá sete condomínios fechados no bairro. A área de lazer será aberta ao público e ficará localizada no espaço que atualmente é conhecido como Calipal. O projeto está em análise dos órgãos ambientais. Ainda não existe data prevista para o início das obras.

O amplo espaço deverá se transformar em referência de diversão para pessoas de todas as faixas etárias. Entre as novidades previstas, destaque para implantação de playground para crianças, pet place, espaço de convivência, praça de esportes com quadras e pista de caminhada e ciclismo. Outro destaque ficará por conta de um lago artificial.

Além das atrações programadas, o projeto ainda contempla equipamentos voltados a infraestrutura para oferecer o maior conforto possível para as pessoas que utilizarão o espaço, como bicicletários, bebedouros, banheiros e área de apoio.

Condomínios

O projeto do empreendimento imobiliário HM Brisa do Mar, da HM Engenharia, foi apresentado oficialmente em 2019. Serão construídos 7 condomínios fechados, totalizando 1.984 unidades. O investimento previsto pela empresa na execução das obras é de R$ 297 milhões. O empreendimento será destinado a faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida, famílias que comprovarem residência na Praia Grande, atendidas e selecionadas no cadastramento oficial da demanda municipal.A Prefeitura, por meio da lei complementar municipal 675/14, concedeu benefícios visando fomentar a produção ou a aquisição de novas unidades habitacionais construídas através do Programa. A empresa utilizará o cadastro habitacional municipal para seleção dos futuros proprietários dos imóveis. Atualmente, há cerca de 4,3 mil famílias inscritas que estariam nesta faixa.

Infraestrutura 

Entre as obras já executadas pela prefeitura de Praia Grande nos últimos meses no bairro e em seu entorno, são destacados os seguintes serviços: canal Vila Sônia, retificados 500 metros lineares e conjuntamente urbanizadas 1,5 km de vias; obras de revitalização da rua José Martins de Souza (da avenida Ministro Marcos Freire até a avenida do Trabalhador); rua Maria Rosa Correa e Madalena Garcia Fonseca (da avenida Ministro Marcos Freire até a avenida do Trabalhador); rua Caminho do Guaramar (da avenida Ministro Marcos Freire até a avenida do Trabalhador); ruas Dante Chini, Augusto Ribeiro e Franklin Alves de Moura (da rua Caminho do Guaramar até Madalena Garcia Fonseca); rua Durval Pereira da Fonseca (da Avenida Ministro Marcos Freire até rua Caminho do Guaramar); ruas Celso Ramos de Oliveira, João Abdalla e Samuel Aunweor (da rua Maria Rosa Corrêa até avenida dos Trabalhadores); rua Antonio José Gonçalves (da rua Samuel Aunweor até rua José Júlio Martins Batista).

Outras importantes obras estão em andamento. Uma delas é a revitalização da Avenida do Trabalhador, que beneficiará os bairros Antártica, Glória,Vila Sônia e Sítio do Campo. Esta via interliga esta região da cidade.

Estão sendo executados trabalhos em 2,5 km da via. O projeto prevê diversas ações, com destaque para a colocação de uma nova rede de drenagem com maior capacidade de captação das águas pluviais, trechos duplicados e calçadas urbanizadas.