Ação Integrada

Defesa Civil de São Vicente intensifica serviços em áreas afetadas pela chuva

Além das intervenções que já fazem parte da programação de obras da Cidade, medidas emergenciais necessárias foram adotadas e serão mantidas até que as chuvas cessem

Da Redação
Publicado em 11/02/2020, às 08h38 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h54

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMSV
Divulgação/PMSV

Membros da Ação Integrada de Defesa Civil de São Vicente, acompanhados do prefeito Pedro Gouvêa, vistoriaram, nesta segunda-feira, 10, locais afetados pelos fortes temporais que atingiram a Baixada Santista entre domingo, 9, e amanhã desta segunda-feira. Além das intervenções que já fazem parte da programação de obras no Município, medidas emergenciais necessárias foram adotadas e serão mantidas até que as chuvas cessem.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA3  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

No Rio Branco, Área Continental, a equipe visitou os cruzamentos da Rua 4 com as vias 7, 11 e 13, que apresentam pontos de alagamento quando ocorrem chuvas mais intensas. O local, onde a prefeitura iniciará obras de drenagem a partir de março, ganhou atenção especial e receberá o serviço de desobstrução de galerias pluviais a partir desta terça-feira, 11.

Na comporta da Rua Japão (Rio da Vó), no Bitaru, o grupo acompanhou o serviço de limpeza com a utilização de máquina retroescavadeira. O serviço vem sendo executado desde o começo do ano em outros canais da Cidade. Com as fortes chuvas dos últimos dias foi intensificado na área. Com obras de drenagem sendo executadas, a Avenida Eduardo Souto, na Cidade Náutica, foi outro ponto vistoriado. A previsão é de que os pontos de alagamento nesta área sejam minimizados com a implantação da nova tubulação.

Na Avenida Getúlio Vargas, no Gonzaguinha, a equipe acompanhou o serviço de remoção de terra e vegetação que escorregaram de um trecho da encosta do Morro dos Barbosas. O local está sendo monitorado por técnicos da Proteção e Defesa Civil de São Vicente, desde o início das chuvas. “A equipe da Ação Integrada da Defesa Civil fez o mapeamento dos pontos afetados pelas chuvas dos últimos dias. Todos eles estão recebendo atenção especial. Desde cedo estamos trabalhando para minimizar os impactos causados pelos temporais em nossa Cidade”, explicou o prefeito.

Criada pela Administração Municipal, a Ação Integrada de Defesa Civil é formada por representantes da Subprefeitura da Área Continental, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Secretaria de Defesa Animal e Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), Defesa Civil e Zeladoria Municipal.

- Registros

Segundo dados da Proteção e Defesa Civil de São Vicente, o acumulado pluviométrico das últimas 72 horas é 162,6 mm (medição feita às 18 horas de segunda-feira). O total de chuvas do início de fevereiro até o momento, em apenas 10 dias, é de 552,2 mm, superando o índice de 400 mm esperado para todo o mês. A média histórica para fevereiro foi registrada no ano passado, com 724,1 mm, sendo a maior marca para o mês desde 1943, ano em que tiveram início as medições.

- Apoio

Equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) e do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) estão atuando juntamente com a Ação Integrada de Defesa Civil, para atender, caso necessário, a famílias que apresentem alguma necessidade devido às chuvas e alagamentos.

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!