DIA DOS NAMORADOS

Dia dos Namorados: cuidado com as compras na internet, alerta Procon-SP

Metade das reclamações registradas por consumidores são relativas à compras online, afirma o órgão de defesa do consumidos

Da redação
Publicado em 07/06/2021, às 16h09 - Atualizado às 16h57

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Confira dicas do Procon para compras online de presentes do Dia dos Namorados Dia dos Namorados: cuidado com as compras na internet, alerta Procon - Imagem: Reprodução / Pixabay
Confira dicas do Procon para compras online de presentes do Dia dos Namorados Dia dos Namorados: cuidado com as compras na internet, alerta Procon - Imagem: Reprodução / Pixabay

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho do Brasil, é uma das datas que mais movimenta o comércio, dinâmica intensificada ainda mais com o crescimento das compras pela internet em função da pandemia. Com isso, o Procon-SP criou uma série de dicas para os apaixonados comprarem com mais segurança e evitarem aborrecimentos.

De acordo com levantamento do Procon, apenas nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas mais de 105 mil demandas de consumidores que tiveram problemas com compras pela internet. As reclamações do chamado e-commerce somaram 49% das queixas na comparação com as outras modalidades de compras.

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De acordo com Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, de janeiro a abril de 2021, já foram registradas o dobro de demandas relativas a compras virtuais. “Com a pandemia, explodiram as compras online. Por isso, ao comprar o presente do Dia dos Namorados, os consumidores devem estar atentos e redobrar os cuidados", afirma o executivo.

Com o crescimento das compras online, impulsionadas pela pandemia por trazerem mais praticidade e segurança, desde o ano passado, as demandas relacionadas ao meio de compra pela internet representam quase metade das reclamações. Em 2018 esse percentual não passa de 16% e em 2019, de 30%.

De janeiro a abril de 2021, o principal questionamento foi a demora ou não entrega do produto, com 18 mil queixas. Outros dos principais questionamentos foram: cobrança indevida (9.872), produtos entregues com problemas (4.587), problemas com contrato, pedido ou orçamento (4.509) e serviço não fornecido (2.750).

No ano passado, 301.672 reclamações relacionadas a compras nessa modalidade foram feitas nos canais de atendimento do Procon-SP, contra 78.419 em 2019. Atraso ou não entrega foram o principal problema: com 70.279 queixas em 2020 e 19.124 em 2019.

Dicas para comprar pela internet no Dia dos Namorados

1 - Faça uma pesquisa de preços

Fazer uma pesquisa de preços, buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas são medidas importantes. O Procon também mantém uma lista de sites não recomendados. 

"Antes de fazer sua compra, entre no site do Procon-SP e consulte informações sobre a empresa; verifique também o site receita", recomenda o especialista. 

2 - Verifique a política de pós-venda da empresa

"É interessante checar a política de pós-venda da empresa e, além disso, trocar a sua senha regularmente para evitar clonagens", alerta o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

3 - Atenção a preços muito baixos ou vantajosos demais

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

4 - Caso se arrependa, você tem um prazo para se arrepender

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

"E caso o consumidor tenha problemas, deve acessar o site do Procon-SP https://www.procon.sp.gov.br/ e fazer sua reclamação. É rápido e possibilita o acompanhamento de todas as etapas. A maior parte das reclamações é resolvida nos primeiros dez dias", conclui o diretor.

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