AUMENTO

Em três dias, Guarujá registra média de um novo caso de Covid-19 por hora

Dados apontam crescimento considerável no número de confirmações diárias da doença, causada pelo novo coronavírus

Da Redação
Publicado em 13/05/2020, às 07h01 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h41

FacebookTwitterWhatsApp
Hygor Abreu
Hygor Abreu

Nos últimos três dias, Guarujá tem confirmado a média de quase um novo caso de Covid-19 por hora. Os dados são da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Os boletins diários divulgados pela Sesau entre os dias 10 e 12 de maio apontam o surgimento de 70 novos casos da doença em 72 horas, média de 23,3 a cada dia.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O último boletim, no final da tarde de terça-feira, 12, mostrou que a cidade registrou 26 novos infectados pela doença. Na segunda-feira foram 23 novos casos e no domingo, 21.

Mesmo com a ampliação da oferta de leitos no município – ainda mais após a implantação do hospital de campanha da Base Aérea – existe a preocupação com o número crescente de casos confirmados da doença. Isso porque, em um primeiro momento, o diagnóstico positivo pode não significar uma necessidade imediata de cuidados hospitalares, mas pode evoluir para isso.

“Estamos diante de um inimigo invisível, os casos no Brasil aumentam diariamente. É momento de alerta para todos. Ficar em casa, se possível, e ser muito rigoroso com as medidas profiláticas, principalmente o distanciamento entre as pessoas”, analisa o prefeito Válter Suman, que também é médico e lembra que em todo o Estado de São Paulo tem diminuído o índice de isolamento social, por exemplo.

Até o momento, a rede municipal tem suportado a demanda, que, porém, é crescente e preocupa. A rede municipal conta com 192 leitos no combate à Covid19 na cidade. Nesse sentido, o Hospital Santo Amaro, que é filantrópico, conta com mais 10 leitos extra de UTI contratados pelo município.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também possuem leitos destinados ao novo coronavírus. São 24 leitos (20 de observação e 4 de isolamento) na UPA Rodoviária; 30 leitos (12 clínicos, 8 semi-intensivos e 10 de pediatria) na UPA de Vicente de Carvalho; e mais 18 leitos (14 clínicos e 4 semi-intensivos) na da UPA Enseada. 

Há ainda 20 leitos de retaguarda para pessoas em situação de rua em dois Centros de Atenção Psicossocial, sendo 10 à disposição no Caps AD e os demais no Caps III. A mesma quantidade, 20 leitos, só que de clínica médica, também foi disponibilizada no Ambulatório Médico de Ambulatório (ARE).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!