PRÓXIMO BIÊNIO

Entidades do litoral paulista podem se inscrever para candidaturas no Gerco

Grupos setoriais do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do litoral norte e da Baixada Santista iniciam eleição de representantes da sociedade civil

Redação
Publicado em 07/11/2023, às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Eleições estão programadas para dezembro deste ano - Reprodução/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
Eleições estão programadas para dezembro deste ano - Reprodução/Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Estão abertas as inscrições para entidades da sociedade civil apresentarem candidaturas para comporem os grupos setoriais de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do litoral norte e da Baixada Santista, para o Biênio 2023/2025. O cadastramento, sob responsabilidade da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), segue até 18 de novembro, e as eleições estão previstas para ocorrerem em dezembro.

Podem participar da eleição instituições que atuam na Baixada Santista e litoral norte, como universidades; institutos de ensino superior e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; entidades de defesa do meio ambiente, dos setores econômicos, pescadores, povos e comunidades tradicionais e de associações comunitárias. Também podem concorrer associações de defesa de interesses sociais e direitos difusos, de interesses profissionais; entidades representativas de esporte, lazer e turismo e de aquicultores.

Grupos setoriais

Tabela descritiva de cargos dos grupos

A Semil explica que os grupos setoriais são fóruns nos quais as políticas públicas para a região são debatidas com a participação de representantes de órgãos do Estado, de municípios e de diferentes esferas da sociedade civil organizada.

"A atribuição destes grupos é debater ações para a região e elaborar as propostas de Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro e de Planos de Ação e Gestão e fazer a sua atualização quando necessário", explica o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade. "Eles também contribuem de forma significativa para a construção e atualização do Sistema de Informação, Monitoramento e Controle", completa, em alusão à Simgerco, plataforma de informações ambientais e socioeconômicas do litoral.

Em caso de dúvidas, o contato com a Coordenadoria de Planejamento Ambiental pode ser feito pelos e-mails: [email protected] (litoral norte) e [email protected] (Baixada Santista). O link para cadastramento pode ser acessado aqui

Gerenciamento Costeiro

O Gerco é um conjunto de ações, procedimentos e instrumentos que permitem a gestão dos recursos naturais da zona costeira, que deve ocorrer de forma integrada e participativa, visando à melhoria da qualidade de vida das populações locais, fixas e flutuantes, além da proteção ao patrimônio natural, histórico, étnico e cultural, bem como ao desenvolvimento sustentado da região, compatibilizando as atividades humanas com a capacidade de regeneração dos recursos renováveis e o não comprometimento dos recursos não renováveis. 

A Semil destaca que a zona costeira paulista é composta por ambientes frágeis e complexos, frutos da interação entre ar, mar e terra, abrigando a maior parte dos remanescentes de Mata Atlântica do estado. Numa área de 27.000 km², composta por 36 municípios, que se estendem por mais de 700 km de linha de costa, abrange os ecossistemas e recursos naturais existentes nas porções terrestre, transição e marinha, sendo considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal.

Por meio do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco), instituído em 1998, a zona costeira foi dividida em quatro setores, estabelecidos de acordo com características socioambientais. Três desses setores são defrontantes com o mar: Litoral Norte, Baixada Santista e Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananeia. Já o setor costeiro do Vale do Ribeira, embora não seja defrontante com o mar, tem seu território influenciando a dinâmica costeira.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística coordena a implementação, articulação e monitoramento dos instrumentos previstos no Gerenciamento Costeiro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!