OBRAS

Estudo do prolongamento da Av. Dom Pedro é entregue à Cetesb

Entrega do documento possibilitará a emissão de Licença Provisória para a obra

Da Redação
Publicado em 19/02/2019, às 10h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h46

FacebookTwitterWhatsApp
Helder Lima/PMG
Helder Lima/PMG

A prefeitura de Guarujá anunciou a conclusão do estudo de prolongamento da avenida Dom Pedro. O Eia-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) da obra que interligará as praias da Enseada e de Pernambuco já foi entregue à Cetesb.

Segundo a prefeitura, a obra é esperada há mais de quatro décadas pela população. Contratado no ano passado, o estudo foi realizado pelo grupo Falcão Bauer, que ganhou a licitação para sua execução.

Dividido em três volumes e contendo todos os detalhes técnicos sobre a futura obra, o Eia-Rima foi entregue oficialmente ao prefeito na manhã de segunda-feira, 18, em cerimônia que contou com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade – como instituições civis organizadas e empresários.

O estudo também foi encaminhado este mês à Cetesb, que em aproximadamente 90 dias deverá emitir uma Licença Provisória (LP) para a obra, que é o passo que antecede a Licença de Instalação (LI).

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Guarujá, Darnei Cândido, o próximo passo é a busca de recursos. “O Eia-Rima é um projeto executivo. E, com ele, será muito mais fácil obter recursos nos governos Estadual e Federal. Eu diria até que essa verba é praticamente garantida. Creio que até o final deste ano estaremos licitando essa obra, que se tornou uma verdadeira lenda na cidade”.

Com isso, o prefeito Válter Suman tem ótima expectativa para o início dos serviços. “Quero crer que no primeiro trimestre do próximo ano estaremos iniciando essa obra, que é uma reivindicação antiga da população. O desafio de um gestor é manter os serviços em dia, com eficiência, e preparar a cidade para o futuro. E é o que temos feito”.

Segundo Darnei, além de encurtar o viário, a obra vai acelerar o desenvolvimento da região leste da cidade, pois proporcionará, por exemplo, a construção de um terminal viário no Perequê e até de um novo “bairro”, o loteamento Parque Prado, cujo projeto também está em curso.

“O prolongamento da avenida Dom Pedro, que agora se concretizará de fato, é fruto de todo um trabalho da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que resgatou o projeto e venceu diversos entraves para chegar até aqui. É uma obra muito importante, que será fundamental para o desenvolvimento da cidade”, afirma Darnei.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!