''FAVELA VENCEU''

Ex-presidiário recomeça e dá lição de vida: "Recuperei minha esperança"

Jemerson consegue oportunidade para uma mudança em sua vida depois de muita dor e sofrimento

Da redação
Publicado em 21/06/2021, às 13h43 - Atualizado às 14h10

FacebookTwitterWhatsApp
Jemerson Martins Ribeiro, um ex-presidiário de 29 anos, mas agora com um recomeço Ex-presidiário se encontra e busca recomeço - Divulgação/Maxima
Jemerson Martins Ribeiro, um ex-presidiário de 29 anos, mas agora com um recomeço Ex-presidiário se encontra e busca recomeço - Divulgação/Maxima

Jemerson Martins Ribeiro, um ex-presidiário de 29 anos, deu a volta por cima e encontrou na profissão de micropigmentador o motivo para ressignificar a sua vida e retornar à sociedade de forma honesta e produtiva.

Nascido em Belo Horizonte, Jemerson perdeu o pai muito cedo e seu irmão mais velho assumiu esse papel na vida dele e dos outros 2 irmãos. “Sempre passamos por muitas dificuldades, minha mãe era faxineira e logo aos 10 anos eu tive que trabalhar vendendo chup chup na rua, catando latinha para vender e ajudando como podia”, explica.

Diante das dificuldades, o irmão mais velho decidiu seguir o caminho do crime, mas foi assassinado friamente. “Nesse momento, vi minha esperança morrer junto com o meu irmão que eu tanto amava”, diz Ribeiro.

Logo após a morte do irmão mais velho, que era como um pai para ele, o Jemerson entrou em depressão profunda e largou tudo: escola, futebol, sonhos e foi morar com a avó que o acolheu com muito carinho e amor. Porém, por uma infelicidade do destino, logo a avó teve um AVC e faleceu diante dele.

“A ferida da perda do meu irmão, que nem havia sido cicatrizada, se abriu novamente e eu me revoltei com a vida e com Deus. E o pior aconteceu: decidi seguir os passos do meu irmão mais velho e me entreguei ao crime e em um assalto levei 4 tiros: 1 na cabeça e 3 no peito”, relembra.

Jemerson ficou dias internado entre a vida e a morte, até que, quando acordou do coma, os médicos falaram: “comemore dois aniversários e agradeça a Deus, pois foi ele quem te salvou. Sua recuperação realmente é um milagre”!

“Depois que eu quase morri, cumpri a pena, paguei o que devia à justiça e tentei recomeçar a vida. Me casei, tive um filho e a responsabilidade de sustentar a família. Só que essa reintrodução à sociedade é dolorosa e preconceituosa, e arrumar emprego é extremamente difícil. Por isso decidi abrir uma barbearia. Mas aí veio a pandemia que destruiu, mais uma vez, os meus sonhos e eu tive que fechar o meu negócio”, diz o ex-presidiário.

Como a barbearia era a única fonte de renda para sustentar a família, Jemerson ficou sem rumo. Até que um dia, navegando pelas redes sociais, viu o perfil da Natali Beauty no Instagram e pensou que como tem a habilidade desenhar muito bem, talvez essa profissão de micropigmentador seja uma boa ideia.

“O problema é que eu não tinha condições financeiras de fazer o curso e decidi enviar uma mensagem para a Natalia pelo Direct contando a minha história e dizendo para ela que se eu tivesse uma oportunidade de fazer o curso, assim que eu começasse a trabalhar como micropigmentador, pagaria todo o valor para ela. Mas confesso que mandei a mensagem e não tinha muita esperança de ter uma resposta, já que ela tem milhões de seguidores e eu era apenas mais um”, explica.

“Foi a partir da mensagem enviada pelo direct que a magia começou a acontecer na vida do Jemerson e confesso, na minha também. Eu li a mensagem dele que tocou meu coração e decidi apostar nele: dei o curso Start Flow Brows, que é destinado para iniciantes na área de pigmentação, sem pedir absolutamente nada em troca, apenas o esforço e a dedicação integral dele”, diz a empresária Natalia Martins, CEO do Grupo Natalia Beauty.

Jemerson, sem acreditar que ganhou o curso, prometeu se esforçar, dar o seu melhor, treinar muito e se tornar um grande profissional. “Ele acompanhava todos os meus Stories e dizia que ficava impactado com a minha luz, que eu trago esperança para as pessoas, motivação, força. Disse que eu consegui despertar nele aquilo que estava morto dentro dele: a confiança em dias melhores. E isso não tem preço”, afirma Martins.

A partir daí, o Jemerson fez alguns bicos, juntou dinheiro para vir para São Paulo, e conseguiu fazer o curso. “Sou eternamente grato, pois vivenciei dias fantásticos e mais felizes da minha vida, pois durante o curso recuperei minha esperança, ânimo, alegria, confiança, sorriso e determinação de vencer”, explica Jemerson.

“Quando o Jemerson vestiu o nosso pijama mágico, ele tirou toda a carga negativa do passado, e nunca se sentiu tão leve e renovado. Isso fez com que a mudança acontecesse de dentro para fora. Encheu a vida dele de esperanças e sonhos, e o nosso coração de amor e de certeza que todos podem se recuperar e viver uma vida com dignidade”, afirma a empresária.

Depois disso Jemerson voltou para Belo Horizonte e começou a treinar muito. Todos os dias treinava nas peles sintéticas e chegou a preencher mais de 40 sempre treinando. Se aprofundou nos estudos, nas leituras, em pesquisas, vídeos, tudo que pudesse trazer para ele mais perfeição na técnica. “Ele não queria ser “café com leite”. Ele queria se tornar o melhor do Brasil. Ele quer ser um filiado do Grupo Natalia Beauty e está caminhando para isso. Por isso, a partir de agora, o Jemerson tem a minha mentoria gratuitamente, para que ele tenha mais força, inspiração e confiança no trabalho dele”, comemora Natalia.

“Eu sou eternamente grato por tudo que a Natalia está fazendo por mim. Grato por acreditar em mim. Grato por me dar uma oportunidade de ser um brasileiro melhor. Se todos os empresários dessem oportunidades para ex-presidiários como a Natalia fez, certamente a ressocialização seria mais tranquila e todos teriam a oportunidade de mudar de vida e se transformar para conquistar uma vida melhor e mais digna. Espero que essa atitude da Natalia seja inspiração para muitas empresas e empresários”, finaliza Jemerson.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!