O governo de São Paulo estipulou que todo o estado está na fase amarela do plano de flexibilização econômica. O anúncio foi feito pelo governador João Doria no início da tarde desta segunda-feira, 30.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO3 📲 Informe-se, denuncie!

Com a medida, as cidades do litoral paulista que estavam na fase verde, a mais flexível, retornam a uma fase mais restritiva. O litoral paulista tem uma peculiaridade em relação às demais cidades do estado que são as praias, que atraem grande quantidade de turistas.

Durante a fase verde, a presença de banhistas e ao comércio nas praias, foi flexibilizado. Agora, com o retorno à fase amarela, cabe às prefeituras das cidades do litoral definir se voltam a valer as regras estipuladas anteriormente em âmbito municipal, ou se haverá novo regramento. 

Bertioga

A fase amarela permite o funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias; e a realização de eventos, convenções e atividades culturais para atendimento presencial, porém, tudo com horários reduzidos e segurança sanitária.

undefinedFase Amarela em Bertioga: relembre como foi

 

Confira o que pode na Fase Amarela

Shopping centers, galerias, comércio e serviços: Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Praças de alimentação (ao ar livre ou em áreas arejadas). Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Comércio: Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Serviços: Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Restaurantes ou bares: Somente ao ar livre ou em áreas arejadas Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Consumo local até 17h. Consumo local até as 22h (se a região estiver a ao menos 14 dias seguidos na fase amarela). Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.

Salões de beleza e barbearias: Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Academias e centros de ginástica: Ocupação máxima limitada a 30% da capacidade do local. Horário reduzido (10 horas). Agendamento prévio com hora marcada. Permissão apenas de aulas e práticas individuais, mantendo-se as aulas e práticas em grupo suspensas. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Eventos e atividades culturais: Permitido após a região ficar ao menos 28 dias consecutivos na fase amarela (apenas caso a região tenha avançado das fases laranja ou vermelha). Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local. Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados. Venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas ou digitais, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento. Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo. Proibição de atividades com público em pé. Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Demais atividades que gerem aglomeração: Não permitido.