Itaguaré

Fim de uma tradição: Restaurante Thobias será demolido

Área do estabelecimento será a primeira a ser reintegrada pelo DER, no trecho de Itaguaré, na rodovia Rio-Santos

Marina Aguiar
Publicado em 25/05/2018, às 11h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h51

FacebookTwitterWhatsApp
Reunião na sede do 21º BPMI definiu demolição para o dia 13 de junho - JCN
Reunião na sede do 21º BPMI definiu demolição para o dia 13 de junho - JCN

Após nove anos de trabalho, o Restaurante Tobhias será demolido no dia 13 de junho. O estabelecimento é o primeiro de sete restaurantes a ser reintegrados e derrubados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O restaurante fica às margens da rodovia Rio-Santos e enfrenta, há anos, processo de reintegração de posse. O local é visto como ponto de turismo gastronômico em Bertioga, e alguns restaurantes têm mais de 50 anos de tradição.

O proprietário do Restaurante Thobias, Antonio de Araujo Silvestre, lamentou o fechamento dos restaurantes especializados em ostras na localidade, mas assinou, na manhã de quinta-feira, 24, um termo no qual afirma que não haverá manifestações no dia da demolição. "É um grande prejuízo, fico triste, mas tenho que aceitar, fazer o quê?", disse. O termo foi assinado durante uma reunião na sede do 21º BPMI, de Bertioga, na Riviera de São Lourenço, com a presença do proprietário do restaurante, uma oficial de justiça, um engenheiro do DER e a vereadora Valéria Bento, que se compadeceu com a situação. "No momento, nós perdemos a causa, digo nós, porque eu abracei a causa, mas a gente pediu um prazo de 20 dias e foi atendida". Durante esses 20 dias, o proprietário irá retirar o material que lhe interessar. 

Imagem acervo site

O comandante da Polícia Militar de Bertioga, Silva Júnior, responsável pela reunião, afirmou que a ação é uma das diretrizes legais da instituição. "Pede-se que se convoque todos os envolvidos em uma reintegração de posse. Na ocasião, foi assinado o termo para que a demolição seja pacífica", alegou.

Questionado sobre a situação legal do restaurante Thobias, o DER informou que se trata de cumprimento de ordem judicial de reintegração de posse, de área invadida, da faixa de domínio do DER. "Com relação ao andamento do processo, o assunto está sendo tratado judicialmente".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!