S Prefeitura de Santos organizou uma força-tarefa, mais uma medida para combater o novo coronavírus, formada por membros da Coordenadoria de Transportes (Cotran), garagem da Secretaria de Saúde, coordenadoria do Samu, e desde o dia 30 de março, com participação da iniciativa privada.

De acordo com informações da Prefeitura de Santos, a empresa Citeli Garage Santos – Serviços Automotivos tem sido responsável pela higienização gratuita de ambulâncias, dos veículos do conselho tutelar e de abordagem de rua, além dos que transportam pacientes aos cuidados da rede municipal de saúde (tratamento de hemodiálise, câncer etc). Segundo o coordenador de Transportes da Prefeitura, José Antônio Ferreira, 40 veículos já foram higienizados. “A meta é chegar aos 60”.

O proprietário da empresa, Marcelo Citeli, explica como é o trabalho, “Primeiramente, descontaminamos internamente os carros com álcool 70% ou cloro 1%. Depois, ligamos uma máquina geradora de ozônio, de 30 a 40 minutos, com o carro fechado e o ar-condicionado ligado”. 

A validade da limpeza depende da exposição a risco. “Em carros de passeio, dura em torno de 60 a 90 dias. Numa ambulância, claro que é bem menos tempo, em torno de uma semana”. O empresário destacou que vai continuar com a parceria enquanto houver necessidade.

A empresa tem feito a mesma contribuição para  Prefeitura de Cubatão e para profissionais de saúde como médicos e enfermeiros. “Já higienizamos os carros de seis médicos que solicitaram”.