Moradores de Guarujá foram surpreendidos por um golfinho morto no Mar Casado na manhã desta quarta-feira, 29. O flagra foi feito por volta das 7h30, no final da praia de Pernambuco.

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O registro ocorre um dia após um grupo de golfinhos protagonizarem uma cena rara no Porto de Santos . Dezenas deles acompanharam um navio na manhã de terça-feira, 28, provavelmente em busca de alimento, conforme explicou o biólogo Roberto Pereira Borges.

Segundo ele, a visão é incomum pois é difícil avistar esse tipo de animal no interior do canal do Porto de Santos. "Na costa ou Baía de Santos é comum. Podem ter entrado atrás de algum cardume de peixes ou simplesmente estavam buscando alimento. Também podem ter buscado abrigo, fugindo de predadores", explicou.

O Instituto Gremar foi acionado para retirar o animal e constatou que ele estava em estágio avançado de decomposição. "Trata-se de um golfinho da espécie "toninha" (Pontoporia blainvillei), juvenil. Pelo estado da carcaça, não foi possível determinar se tratava-se de macho ou fêmea, nem as razões do encalhe e consequente óbito".