Cautela

Ilhabela reforça medidas de prevenção contra o coronavírus

Equipes de saúde estão preparadas para atender os pacientes com síndromes gripais que procurem atendimento; até o momento não existe nenhum caso da doença confirmado no Brasil

Da Redação
Publicado em 04/02/2020, às 08h39 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h02

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A Secretaria de Saúde de Ilhabela informou que desde a sexta-feira, 31, está reforçando as medidas de controle contra o coronavírus no município. A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou na última quinta-feira, 30, que os casos do novo coronavírus 2019 nCoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. São milhares de infecções na China e em 18 países. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

Participe dos nossos grupos ℹ  bit.ly/CNAGORA3  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Em Ilhabela, as ações no momento não se diferem daquelas utilizadas para qualquer tipo de doença gripal. “Os serviços de saúde estão reforçando as medidas de controle já existentes. As equipes de saúde estão preparadas para atender os pacientes com síndromes gripais que procurem atendimento, mas é muito importante que as pessoas adotem as medidas de prevenção no dia a dia”, alerta o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

Segundo as orientações da equipe da Vigilância Epidemiológica, é importante que as pessoas evitem aglomerações e que procurem o serviço de saúde se apresentarem sintomas de gripe e que não fiquem circulando, afim de evitar a transmissão da doença. “Importante salientar que não há vacina contra o coronavírus e também não há tratamento específico, por isso a importância das medidas de prevenção”, destaca Simone Fortes,enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Até o momento não existe nenhum caso da doença confirmado no Brasil.

Ações adotadas pela Secretária de Saúde:

- Treinamento das equipes com relação à doença e aos cuidados necessários;

- Reorganização do fluxo de atendimento dos suspeitos;

- Notificação dos casos suspeitos à Vigilância epidemiológica;

- Oferta de máscara cirúrgica para os pacientes com histórico de sintomas respiratórios (tosse, espirro, dor de garganta);

- Orientação à população quanto à importância da lavagem das mãos,quanto à etiqueta da tosse (cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar), evitando a contaminação das mãos, que são um dos principais veículos propagadores de doenças, especialmente da gripe.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!