FILATELIA

Insetos invadem selos dos Correios

Estatal lança série de selos que retrata insetos que são benéficos ao homem e ao equilíbrio do ecossistema

Da redação
Publicado em 07/12/2021, às 14h32 - Atualizado às 15h49

FacebookTwitterWhatsApp
Correios lançam uma série de selos que homenageia os chamados insetos benéficos Insetos invadem selos dos Correios Série de selos dos Correios que ilustram insetos considerados benéficos - Luciana Fernandes
Correios lançam uma série de selos que homenageia os chamados insetos benéficos Insetos invadem selos dos Correios Série de selos dos Correios que ilustram insetos considerados benéficos - Luciana Fernandes

Que a dona baratinha acaba causando surtos na maioria das pessoas quando resolve dar as caras, é um fato. Mas a verdade é que, no Reino Animal, nem todos os insetos são sinônimo de repulsa e asco.

E, para provar que insetos também podem ser seres simpáticos, os Correios acabam de lançar uma série de selos que homenageia os chamados insetos benéficos, que são aqueles que ajudam na polinização das plantas ou no equilíbrio do ecossistema, por exemplo.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

Confira alguns que foram ilustrados nesta série de filatelia e os benefícios que trazem:

Microvespas

Parasitam ovos de outros insetos que são considerados pragas para lavouras como a de cana-de-açúcar, soja, milho e tomate.

Rola-Bosta

O nome inusitado descreve bem o que eles fazem. Eles rolam bolotas de fezes de animais para se alimentarem e reproduzirem. Essa prática ajuda na fertilização do solo e na dispersão de sementes.

Louva-a-Deus

Se alimenta de outros insetos ou até mesmo de pequenos animais, o que contribui para a manutenção do equilíbrio biológico nos ecossistemas. Seu nome popular é uma referência à posição que adotam quando estão em repouso, com as pernas anteriores dobradas, semelhante à postura de uma pessoa em oração.

Joaninhas

Se alimentam de insetos considerados pragas agrícolas, como pulgões, cochonilhas e moscas-brancas. As joaninhas podem ainda alimentar-se de ácaros, ovos e lagartas novas de borboletas e mariposas. 

Abelhas

Importantes na produção de diversos alimentos, além de própolis e cera. O mel é seu produto mais conhecido e ao visitar as flores para coletar néctar, pólen e resina, para fazerem seus produtos, as abelhas realizam a polinização.

Libélulas

As libélulas adultas e as jovens, conhecidas como ninfas, são vorazes comedoras de insetos, girinos e até pequenos peixes, assim, elas ajudam a regular a população de outros insetos e pragas, e manter o equilíbrio natural do ambiente. Entre os insetos do qual elas se alimentam, pode ser destacado o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika, da chikungunya e da febre amarela.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte

➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!