Meio Ambiente

Laudo da Cetesb confirma presença de microalgas no canal de São Sebastião

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde desta sexta-feira, 4

Da Redação
Publicado em 04/01/2019, às 14h35 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h14

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMI
Divulgação/PMI

Laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), enviados à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela, confirmam a presença de cianobactérias filamentosas no canal de São Sebastião.

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde desta sexta-feira, 4. “Apesar de ser uma cianobactéria, ela tem pigmentos vermelhos, daí a coloração avermelhada ou marrom quando está em grande quantidade”, diz parte do laudo.

O parecer da Cetesb desmente mais uma falsa notícia de poluição provocada por “rede de esgoto de navio”, divulgada em redes sociais.

Desde o início do aparecimento da mancha na água do mar, próxima à Ilha das Cabras, técnicos da secretaria explicaram que a floração ocorre devido ao excesso de nutrientes e logo após chuvas e ventos intensos na costa.

Conhecida como serragem do mar, a microalga que tem nome científico de Tricodesmium erythraeum, pode até causar mortalidade em invertebrados e em peixes quando em grande quantidade.

No Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), podem ser extraídas mais informações sobre o nutriente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!