DIFICULDADES

Liberdade ou libertinagem: população de Santos é a que menos aderiu ao isolamento social na região

Cidade tem a menor média de isolamento da Baixada Santista e uma das mais baixas do Estado; Bertioga tem o melhor índice da região

Da redação
Publicado em 06/01/2021, às 16h49 - Atualizado às 17h21

FacebookTwitterWhatsApp
Desde 28 de fevereiro, índice de isolamento da cidade nunca ultrapassou 59%
Desde 28 de fevereiro, índice de isolamento da cidade nunca ultrapassou 59%

Santos, a maior cidade da Baixada Santista, tem a menor média de adesão da população ao isolamento social da Baixada, e uma das mais baixas do Estado de São Paulo. A média de isolamento da cidade no período de 28 de fevereiro do ano passado, até esta segunda-feira, 04, é de 37%. A cidade fica entre as 38 cidades, dentre as 645 de todo o estado, em que a população menos respeita o isolamento.

As informações são das operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, obtidas pelo O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) no âmbito do Plano São Paulo de recuperação. Tecnologias empregadas pelas operadoras permitem o levantamento dos dados de deslocamento das pessoas e sua triangulação por região, o que, por seu turno, possibilita a verificação do cumprimento ou não da recomendação de isolamento. “ as informações são aglutinadas e anonimizadas, respeitando a privacidade dos usuários”, afirma o governo estadual.

Desde 28 de fevereiro, índice de isolamento da cidade nunca ultrapassou 59% ()

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Regionalmente, Santos é a única cidade da Baixada Santista cujo índice de isolamento social fica abaixo da faixa entre 40 e 50% no período de março 2020, quando começa a pandemia de covid-19, ao início de janeiro de 2021. Depois de Santos, as cidades que têm as menores médias populacionais de isolamento são Cubatão e São Vicente, com 42%; Guarujá tem 43%; Praia Grande, Mongaguá e Itanhém isolam ainda mais, as cidades têm índices de 44%. Peruíbe é a segunda cidade com os melhores índices da região, com 46%. Bertioga é a cidade da região que tem o maior índice médio da Baixada Santista, 47%.

Guardas civis municipais de Santos orientando moradora a cumprir o protocolo obrigatório uso de máscara (Foto: Divulgação / PMS)

A Capital Paulista, com 12,2 milhões de habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2018, tem média de 40%. As três cidades que mais isolam no estado são São Joaquim da Barra (62%), Batatais (55%) e Mococa (54%). As três cidades ficam na região noroeste do interior do Estado. As cidades com os piores índices médios de isolamento da população são Jundiaí com 32%, Jandira e Franca com 33% cada.     

Leia também: Fase amarela de SP será reavaliada nesta quinta-feira, 7: saiba como vai funcionar e o que esperar

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!