SAÚDE DA MULHER

‘Lula é contra o aborto’, diz Alckmin, mas o ex-presidente petista desmente

Ex-presidente Lula já defendeu a legalização do aborto várias vezes

Matheus Alves
Publicado em 30/09/2022, às 13h58 - Atualizado às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar de Alckmin ter falado que Lula é contra o aborto, o próprio líder do PT já deu declarações a favor - Reprodução/Internet
Apesar de Alckmin ter falado que Lula é contra o aborto, o próprio líder do PT já deu declarações a favor - Reprodução/Internet

Em sabatina realizada ontem (29) pelos portais UOL e Folha de São Paulo, o candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), aliado do líder do Partido dos Trabalhadores, afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva é contra o aborto: “O presidente Lula já falou que ele pessoalmente é contra o aborto, quero reiterar que pessoalmente eu também sou contra”.

Alckmin continua: “Eu não mexeria na legislação, ela já contempla três hipóteses importantes: risco de vida para a mãe, estupro e anencefalia”. O representante do PSB comenta: “O papel do SUS é importantíssimo, primeiro para promover a prevenção, depois educação, orientação e disponibilização de contraceptivos”.

No entanto, durante uma palestra na Fundação Perseu Abramo em abril deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a legalização do aborto: “Aqui no Brasil as mulheres pobres morrem tentando fazer aborto porque é proibido, é ilegal. Então uma mulher pobre fica cutucando o seu útero com uma agulha de crochê. Enquanto a madame pode escolher ir para Paris ou Berlim para fazer o aborto. Isso [legalização do aborto] deveria ser transformado em questão de saúde pública e todo mundo ter o direito e não ter vergonha”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!