Equipes percorreram os bairros retirando carros, caminhões e até carretas
Nos últimos seis meses, a prefeitura de Guarujá recolheu mais de 250 veículos abandonados nas vias do município, superando a marca do ano passado, quando foram removidos 120 carros. A operação é realizada pela Diretoria de Trânsito de Guarujá (Ditran).
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Durante a pandemia da covid-19 os trabalhos se intensificaram. As equipes percorreram os bairros da cidade retirando carros, caminhões e até carretas. Os veículos abandonados nas vias públicas do município são retirados de acordo com o Decreto 4034/2013, que define as regras para remoção, entre elas: estar estacionado no local por mais de 30 dias ininterruptos, sem no mínimo uma placa de identificação obrigatória.
São observados também o evidente estado de decomposição da carroceria e de partes removíveis, incluindo pneus arriados em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão, objeto de vandalismo e depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.
Perigo
Além de ocuparem indevidamente o espaço público, o veículo abandonado se torna um sério problema de saúde pública e de segurança, visto que a carcaça permite o acúmulo de sujeira e água, e também pode virar um esconderijo para delinquentes.
A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou no Código de Posturas do Município, que varia conforme a infração na qual o veículo se enquadra no ato da apreensão.
Todos os veículos recolhidos são encaminhados ao Pátio de Apreensões da Ditran, localizado na avenida Santos Dumont - 70, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão.
Denúncias
Os munícipes podem denunciar ou realizar pedidos de remoção de veículos por meio da Diretoria de Trânsito pelo telefone (13) 3344-4450 ou por meio da Ouvidoria Municipal no telefone 162.
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