Estável

Mobilização: família pede doações de sangue para jovem com linfoma

Manoela Despezzi Pastori, 18, recebe transfusão após sessões de quimioterapia e precisa repor bancos de sangue

Marina Aguiar
Publicado em 14/06/2018, às 09h46 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h56

FacebookTwitterWhatsApp
Manoela tem 18 anos e passa por tratamento de combate ao linfoma - Arquivo pessoal
Manoela tem 18 anos e passa por tratamento de combate ao linfoma - Arquivo pessoal

A família da jovem Manoela Despezzi Pastori, de 18 anos, mobilizou a internet em busca de doadores de sangue nos últimos dias. A garota tem câncer no sistema linfático e passa por sessões de quimioterapia regularmente. Após o processo, suas hemácias e plaquetas baixam e ela precisa de transfusão de sangue. "Recentemente, ela teve uma infecção e precisou de mais sangue. Mas ela está muito bem, estável. Não corre risco iminente", relatou o pai de Manoela, Sérgio Pastori Junior.

Sérgio ressaltou que a doação não é só para a sua filha. "Estamos no mês da campanha Junho Vermelho e vimos o quanto é difícil conseguir sangue. Nossa meta é ajudar, também, outras pessoas que necessitam", esclareceu. O Junho Vermelho é uma campanha nacional, que teve início em 1º de junho com o movimento Eu Dou Sangue. A missão é conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. 

Manoela realiza tratamento no Hospital do Graacc, em São Paulo, e as doações de sangue devem ser realizadas em unidades da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan). Caso o doador destine o sangue para o Graacc, Manoela poderá ter acesso. A unidade mais próxima de Bertioga fica em Santos, na rua Oswaldo Cruz, 197. As doações devem ser feitas de segunda a sábado, das 8 horas às 12h30. Mais informações no telefone (13) 3223-2860.

A Colsan existe há 57 anos e atende toda a rede hospitalar da secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e unidades hospitalares da rede SUS na região do grande ABC, Jundiaí e região, Sorocaba e região, e os municípios de Santos, Itanhaém, Praia Grande e Vale do Ribeira.

Procedimento para doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Os postos de coleta da Colsan podem ser identificados no site www.colsan.org.br/site/doador/locais-para-doacao-de-sangue.html.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!