Além de uma ampla reestruturação viária que trará maior segurança para pedestres,ciclistas e motoristas e a instalação de uma nova rede de drenagem, as obras de revitalização da Avenida do Trabalhador também terão importante impacto no desenvolvimento econômico dos bairros Antártica, Vila Sônia, Glória e Sítio do Campo, região que compõe o percurso da via.

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA   Informe-se, denuncie!

A modernização deverá fomentar a criação de novos comércios e ainda o fortalecimento dos já existentes, gerando comisso um maior número de empregos e oportunidades.No total, estão sendo revitalizados 2,5 quilômetros da Avenida do Trabalhador.

O investimento total nas obras será de cerca de R$ 27,8 milhões. A Prefeitura de Praia Grande iniciou a execução dos trabalhos após diversos estudos técnicos com relação ao aumento populacional destes bairros que já vem ocorrendo e que ficará ainda mais intenso pelos próximos anos.

Desta forma, ficou evidente a necessidade de uma modernização dos espaços da via.“A Avenida do Trabalhador é uma importante via que recebe grande fluxo de veículos de passeio, caminhões e transporte coletivo e também passa por quatro bairros. Uma infraestrutura viária moderna beneficia a população e os comerciantes. A expectativa é positiva.

Ao final dos serviços, em algum tempo, a via se transformará em uma nova Avenida Presidente Kennedy com estabelecimentos comerciais instalados em sua extensão”, comentou o prefeito de Praia Grande,Alberto Mourão.Atualmente, os serviços de guias, sarjetas e calçadas estão concentrados em duas frentes: na direção da Rua Antônio Cândido da Silva e também próximo da Área de Transbordo. Neste segundo setor ainda seguem sendo efetuados os trabalhos relacionados a redes de drenagem. A Secretaria de Obras Públicas (Seop) municipal é a responsável por fiscalizar as etapas definidas no cronograma da obra.Trecho finalizado - O trecho do Bairro Antártica das obras, que vai da Rua Alcino Vicente Leal até a Avenida Sérgio Gregório (cerca de 900 metros), além da Praça Araújo Porto Alegre, já foram entregues.Projeto - O projeto de revitalização da Avenida do Trabalhador prevê diversas ações: além nova rede de drenagem, que terá maior capacidade de captação das águas pluviais, a via terá trechos duplicados, ganhando ainda ciclovia, ciclo-faixas e calçadas urbanizadas.

O sistema projetado propõe, além da readequação das faixas de rolamento, substituição do pavimento asfáltico e sinalização viária horizontal.Outro destaque fica por conta do trabalho desenvolvido nas calçadas, que estão sendo requalificadas uniformizando o acabamento e acessibilidade. Também fazem parte do projeto a adequação dos locais de pontos de parada do transporte coletivo, proporcionando maior conforto aos usuários na espera, no embarque e desembarque dos ônibus.

Complementando as ações, as ruas Alcino Vicente Leal, Maria Peres, Ernesto José Guerra, Pedro Baptista Menezes, José da Costa Monteiro, Antonio Cândido da Silva,Roberto Santos e Edila Amazonina Rodrigues Santos terão trechos pavimentados.“Estamos tomando todos os cuidados para que os trabalhos causem um mínimo de transtornos e pelo menor tempo possível. Teremos alguns trechos que serão fechados para o trânsito em função dos trabalhos e onde deverão ser feitos desvios. Vamos trabalhar para minimizar os problemas, mas pedimos a compreensão de todos. São ações temporárias. Com certeza os benefícios que as obras trarão compensarão e perdurarão por muito tempo”, disse a titular da Seop, Eloisa Ojea.