Morcego de Pernambuco começa a consumir sangue humano no Brasil

Costa Norte
Publicado em 12/01/2017, às 13h50 - Atualizado em 10/05/2022, às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Reprodução/Internet

A espécie de morcegos Diphylla ecaudata, conhecida como morcego-vampiro-de-pernas-peludas, foi estudada por cientistas brasileiros na caatinga de Pernambuco. O estudo revela que o animal, que antes se alimentava do sangue de aves, agora consome sangue humano.

A pesquisa foi publicada em novembro na revista Acta Chiropterologica, uma publicação de importância mundial voltada para aos morcegos. O resultado do estudo se deu após a análise de 70 amostras de fezes do mamífero. Os cientistas extraíram o DNA de 15 delas e em três descobriram vestígios de sangue humano.

Enrico Bernard, professor do Departamento de Zoologia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) é o responsável pela pesquisa realizada no Parque Nacional do Catimbau, a 300 km de Recife. "Das três espécies de morcegos-vampiros que conhecemos, sabíamos que apenas uma delas se alimentava de sangue humano, mas nosso estudo mostrou que o morcego-vampiro-de-pernas-peludas também passou a consumir sangue humano", explicou Bernard.

Diferentemente do sangue de aves, rico em gordura, o dos mamíferos é mais espesso e rico em proteína. "Sabíamos que essa espécie (morcego-vampiro-de-pernas-peludas) tinha uma adaptação fisiológica para digerir apenas o sangue de aves. Mas isso parece estar mudando, já que ela passou a se alimentar de sangue humano", afirma.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!