AMOR AO PRÓXIMO

Natal Invisível: campanha on-line promove doação de ceias natalinas à população de rua

Ação faz parte do projeto 'SP Invisível', que já atendeu mais de 4 mil pessoas desde 2016

Da redação
Publicado em 08/11/2021, às 22h12 - Atualizado às 23h03

FacebookTwitterWhatsApp
Doações podem ser feitas nos valores de 45, 90 ou 180 reais Natal Invisível: campanha on-line promove doação de ceias natalinas à população de rua Imagem de morador de rua ilustra campanha Natal Invisível - Divulgação/SP Invisível
Doações podem ser feitas nos valores de 45, 90 ou 180 reais Natal Invisível: campanha on-line promove doação de ceias natalinas à população de rua Imagem de morador de rua ilustra campanha Natal Invisível - Divulgação/SP Invisível

Dados do Censo da População em Situação de Rua, divulgado no ano passado pela Prefeitura de São Paulo, apontam que 24.344 pessoas encontram-se em situação de vulnerabilidade apenas na capital paulista. E um dos projetos de maior sucesso no combate a esses números é o 'SP Invisível', que acaba de lançar a campanha 'Natal Invisível'. A ação, totalmente on-line e aberta a todo Brasil, visa doar ceias natalinas à população carente.

O movimento, que afirma "abrir os olhos da sociedade através das histórias dos invisíveis", permite doações em três formatos: 45 reais (meia ceia de natal ou 5kg em alimentos); 90 reais (uma ceia de natal ou 10kg em alimentos); 180 reais ou mais (duas ou mais ceias de natal ou mais de 20kg em alimentos).

Em seu site, o SP Invisível faz uma provocação aos internautas. "O Brasil retrocedeu 15 anos em cinco, voltando a ter a fome como problema estrutural. Não ao acaso, hoje 116 milhões de brasileiros enfrentam alguma forma de insegurança alimentar. Esse dado te incomoda? A nós, sim".

Cenas de pessoas se alimentando de caçambas de lixo ou furtando para conseguir comer se tornaram comuns. O projeto social já atendeu mais de 4 mil pessoas desde 2016 e, neste Natal, quer ampliar esses números. "Não poderíamos ficar parados assistindo o resultado da desigualdade social sem nos mobilizarmos no combate à fome", destaca a instituição em sua página.

"O Natal traz em sua essência a fartura. Essa tradição de exageros propicia o desperdício de alimentos, em sua maior parte em residências como a sua. Nas ruas, as pessoas estão privadas de celebrarem o natal com fartura, seja essa de alimentos, ou de afeto", conclui.

Por fim, o movimento afirma combater a fome por meio de duas iniciativas: uma ceia móvel com um caminhão que presenteará a pop de rua com comida, diversão e afeto, e um banco alimentos, que distribuirá cestas básicas

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!