Inovação

Novas tecnologias de entretenimento prometem revolucionar relacionamento com usuários

Da Redação
Publicado em 19/08/2020, às 13h11 - Atualizado em 23/12/2020, às 12h45

FacebookTwitterWhatsApp
“Assistentes virtuais devem ficar cada vez mais inteligentes no futuro” Celular - Maurizio Pesce/CC BY 2.0
“Assistentes virtuais devem ficar cada vez mais inteligentes no futuro” Celular - Maurizio Pesce/CC BY 2.0

A chegada de novas tecnologias de entretenimento tem permitido que as empresas mais inovadoras criem ofertas e modelos de negócios que giram em torno das preferências pessoais dos consumidores.

Na verdade, a última década tem visto uma mudança fundamental na relação entre consumidores e empresas e os próximos anos prometem possibilidades de personalizações ainda maiores.

Experiências personalizadas para os usuários mais ativos

Os brasileiros são o terceiro povo do mundo que passa mais tempo em aplicativos . Pensando nisso, uma das principais formas encontradas pelas companhias de tecnologia para personalizar a experiência dos seus usuários e recompensá-los pela lealdade em relação ao produto ou serviço oferecido são os diversos rankings de prestígio.

Por exemplo, a popular empresa de audiolivros Audible, que acaba de liberar diversos títulos em português , conta com um ranking de cinco níveis que é baseado na quantidade de horas que um usuário escutou das obras presentes em sua biblioteca.

Enquanto alguém com apenas algumas horas é conhecido apenas como “Newbie” (Iniciante), um usuário com dezenas de horas é conhecido como “Pro” (Profissional). Ainda, alguém que tenha conseguido alcançar centenas de horas no app é chamado de “Master” (Mestre).

Essa distinção pode ser encontrada na página inicial do aplicativo e a informação fica disponível apenas para os próprios usuários, mas pode representar um ótimo nudge ou incentivo para que se passe cada vez mais tempo na plataforma.

Além disso, a empresa oferece descontos diários nos títulos disponíveis na plataforma e promoções exclusivas para os assinantes que fazem com que seja muito vantajoso visitar o site da companhia todos os dias para ver o que é possível encontrar.

Outro setor que conta com diversos níveis de promoções focadas em usuários que acessam a plataforma todos os dias ou por longos períodos é o ramo dos cassinos. Por exemplo, os populares jackpots diários garantem que todos os dias pelo menos um jackpot progressivo sairá para um dos entusiastas.

No futuro esse nível de customização deve crescer ainda mais e os cassinos devem utilizar cada vez mais tecnologias como big data para oferecer promoções ainda mais personalizadas para os entusiastas.

As possibilidades são infinitas, mas uma das mais promissoras é a de um cassino poder começar a oferecer promoções do meio-dia até uma da tarde para um entusiasta que goste de jogar durante o almoço ou fazer o mesmo no período da tarde para quem prefere jogar esse horário.

“Assistentes virtuais devem ficar cada vez mais inteligentes no futuro” Celular (Maurizio Pesce/CC BY 2.0)

Legenda: “Assistentes virtuais devem ficar cada vez mais inteligentes no futuro”  

Futuro pode contar com assistentes virtuais muito mais poderosas e personalizadas

Hoje em dia já é possível encontrar diversos tipos de assistentes virtuais como a Alexa da Amazon e a Siri da Apple. No momento essas assistentes são capazes de agendar alarmes, fazer pesquisas em buscadores e até mesmo abrir programas de músicas, filmes e séries para os usuários, mas no futuro essa relação deve ser muito mais potente.

Esses sistemas estão evoluindo de forma considerável e os resultados estão apenas começando a surgir. Em 2018, o Google revelou que no futuro a sua assistente virtual Duplex será capaz de fazer ligações em tempo real para agendar todo tipo de compromisso em nome dos usuários .

A nova tecnologia ainda não foi lançada para o público, mas a promessa é que a assistente seja capaz de realizar as ligações com uma linguagem humana natural que contará até mesmo com pausas e maneirismos tradicionais para que a experiência seja o mais real possível para quem está do outro lado da linha.

Com as devidas permissões fornecidas para as plataformas, no futuro essas assistentes podem até mesmo ser capazes de identificar as necessidades dos usuários antes que eles saibam. Esse tipo de assistente avançada e personalizada será capaz desde realizar o agendamento de compromissos, como reservar assentos para o cinema ou em um restaurante, até a compra do estoque em quantidades exatas de produtos do dia a dia de acordo com o consumo de uma residência.

Outro possível avanço no futuro – que dependerá da permissão dos usuários – é a identificação do seu humor apenas pelo tom de voz utilizado. Uma assistente poderá recomendar filmes na Netflix ou músicas no Spotify de acordo com as emoções do usuário ou sugerir itens, como aperitivos ou refrigerantes, que complementem o tipo de entretenimento que ele pretende consumir.

Personalizações ainda maiores no futuro

As diversas novas tecnologias que estão sendo criadas estão aproximando cada vez mais as empresas dos seus consumidores. O futuro deve ver esse tipo de relação ficar ainda mais próxima e personalizada com o avanço de outras tecnologias não mencionadas acima, como a inteligência artificial e a decoração inteligente. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!