Novo radar instalado na avenida Anchieta gera polêmica nas redes sociais

Objetivo é proteger as centenas de crianças que cruzam a avenida todos os dias

Da Redação
Publicado em 20/11/2019, às 06h39 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h52

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Novo radar instalado na avenida Anchieta gera polêmica nas redes sociais

O início da instalação de uma lombada eletrônica na altura do número 1.000 da Avenida Anchieta, quase em frente a padaria 4 Ases, no centro de Bertioga, gerou polêmica nas redes sociais.

O diretor de Trânsito Ivan de Carvalho afirma não ter sido sequer consultado antes da publicação feita na tarde desta terça-feira, na página do Facebook Aconteceu em Bertioga, razão pela qual, segundo ele, a notícia nada informa . "Tive o trabalho de contar as curtidas nessa madrugada e mais 82% foram positivas porém os internautas que reprovam a instalação do equipamento fizeram seus comentários sem conhecer o projeto e muitas vezes regados por ofensas que nada contribuem para esclarecer as dúvidas ou apresentar sugestões".

Ainda de acordo com o diretor de trânsito e transporte de Bertioga, Ivan de Carvalho, que respondeu boa parte dos questionamentos na própria postagem, o objetivo da medida é proteger as centenas de crianças que cruzam a avenida Anchieta todos os dias eliminando duas lombadas físicas existentes e as substituindo por lombadas eletrônicas e, onde atualmente existe uma faixa de pedestres implantar uma faixa elevada. "Atualmente a travessia da Anchieta em frente a 4 Ases é a mais movimentada da cidade. Centenas de alunos das escolas locais atravessam nesse local. A GCM e os agentes de Trânsito tem dado cobertura nos horários da manhã, almoço e tarde mas essa medida é provisória e insuficiente. Temos que manter uma fiscalização eletrônica no local 24 horas".

Uma indagação recorrente dos internautas é quanto a eficiência do equipamento para fiscalizar as motos que frequentemente passam em alta velocidade pelo cantos das lombadas. "O equipamento é sensível a qualquer tipo de veículo que trafegue acima do limite de velocidade da via" afirmou Ivan. Ainda sobre o fato do radar estar alguns metros após as lombadas o diretor informa que "após uma grande esforço jurídico a Prefeitura de Bertioga conseguiu cassar uma liminar que impedia a construção de lombofaixas na cidade e a ação inclusive foi extinta porém, é necessário rever todas as lombofaixas e lombadas da nossa cidade para que as mesmas estejam de acordo com as Resoluções 738 e 600 do Contran (lombofaixas e lombadas respectivamente)" e, que após a definição de um projeto adequado a legislação vigente as medidas de segurança para referido trecho podem ser complementadas.

Ivan de Carvalho ressalta ainda que a avenida Anchieta será totalmente recapeada no trecho que vai da Avenida 19 de Maio até o antigo atracadouro da balsa e, junto com essa revitalização, as medidas de segurança serão aprimoradas sempre com o foco na proteção dos pedestres, em especial os alunos. "O que existe na verdade é uma indústria de infrações. O que fazemos é cumprir o nosso dever de fiscalizar e punir aqueles que infringem as regras. O verdadeiro cidadão de bem, aquele que cumpre a lei, não reclama e sempre agradece" finaliza Ivan.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!