BOLSO

Onda de calor pode gerar armadilha no consumo de energia elétrica

Confira dicas para otimizar o consumo de energia e, ao mesmo tempo, garantir o conforto térmico durante os dias quentes que se aproximam

Redação
Publicado em 12/11/2023, às 18h35

FacebookTwitterWhatsApp
Dá para usar até o ar-condicionado sem muita preocupação com a conta de luz - Joseph Mucira/Pixabay
Dá para usar até o ar-condicionado sem muita preocupação com a conta de luz - Joseph Mucira/Pixabay

As previsões de ondas de calor preocupam em toda a região sudeste, inclusive no litoral, que sofre com altas temperaturas. Isso acaba refletindo também na conta de energia elétrica. Para garantir o conforto térmico sem grandes prejuízos ao bolso e ao meio ambiente, a Neoenergia Elektro divulgou algumas sugestões para otimizar o uso da energia. 

Em tempos de black friday, uma das dicas é na escolha de eletrodomésticos ou eletrônicos, observando a existência do selo Procel, que indica os produtos com melhores níveis de eficiência energética e menor gasto de eletricidade por categoria. Além disso, outro ponto de atenção é com relação aos equipamentos antigos, que podem precisar de manutenção ou serem trocados, por consumir mais energia.

Outra orientação se refere à mudança de hábitos nas atividades diárias comuns, como tomar banho e se refrescar. Veja quais equipamentos merecem mais atenção e como eles podem ser utilizados de forma mais eficiente:  

  • Geladeira - Ela representa cerca de 30% do consumo mensal da fatura de energia. Para que o consumo do equipamento não pese na fatura, basta evitar abri-lo diversas vezes. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira – espere até que elas estejam em temperatura ambiente para refrigerar.
  • Ar-condicionado  - Com o calor, as pessoas dão preferência a manter os aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo e com temperaturas mais baixas. Isso leva a um aumento do consumo de energia e um consequente aumento na conta. Nesse caso, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programar o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, onde há melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%.
  • Chuveiro - O simples ato de mudar o funcionamento do chuveiro de "Inverno" para "Verão" já tem um diferencial que pode gerar uma redução de aproximadamente 40% no consumo mensal do aparelho. Com os termômetros mais elevados entre os meses de dezembro a março, essa opção proporciona uma temperatura muito mais agradável.
  • Lâmpadas - A escolha de lâmpadas LED representa um investimento que será revertido em benefícios a longo prazo. Isso ocorre porque elas fornecem o mesmo pacote de luz com menor potência, por isso consomem menos energia, com uma redução de até 80% no gasto mensal.  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!