Aguardadas há muitos anos pelos moradores do Perequê e Jardim Umuarama, as obras de ampliação na coleta de esgoto continuam em andamento. A implantação prevê investimento de 31,6 milhões na região e a criação de 1.200 empregos diretos e indiretos no período de dois anos e três meses. 

Participe dos nossos grupos http://bit.ly/COSTAINFO5 📲 Informe-se, denuncie ℹ

A melhoria, prevista no contrato firmado entre a Sabesp e a prefeitura de Guarujá, conta com a instalação de de 22,1 km de redes coletoras, 3,3 km de linhas de recalque (tubulações pressurizadas) e a construção de quatro estações elevatórias para bombeamento dos esgotos. 

Dessa forma, cerca de 1.700 imóveis serão conectados ao sistema de esgotamento sanitário da Sabesp, para tratamento. Além de saúde e qualidade de vida, a mudança proporcionará melhora na qualidade das águas de rios e córregos da região, principalmente do Rio do Peixe, que deságua na Praia do Perequê. 

Contrato com a Sabesp

Guarujá não possuía contrato com a Sabesp há quase 40 anos e, desde agosto do ano passado, a assinatura permitiu a previsão de aproximadamente R$ 780 milhões no município pelos próximos 30 anos. 

Além disso, 4% da receita líquida da Sabesp, R$ 5,2 milhões anuais, é repassado ao município. O valor é obtido com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

Na ocasião da contratação, Guarujá contava com aproximadamente 95% da população atendida por abastecimento de água e 75% com esgotamento sanitário. A previsão é de que, nos próximos anos, toda a população seja beneficiada.