ATENÇÃO!

Perigo do TikTok: Amazon atualiza Alexa após assistente colocar criança em 'desafio da moeda'

Desafio é popular na internet, principalmente no TikTok, mas brincadeira pode causar choque elétrico e até perda dos dedos; criança de 10 anos não chegou a fazer a brincadeira

Da redação
Publicado em 01/01/2022, às 10h01 - Atualizado às 10h09

FacebookTwitterWhatsApp
A Amazon informou que consertou o erro assim que soube do problema Perigo do TikTok: Amazon atualiza Alexa após assistente colocar criança em desafio aparelho de inteligencia artifical alexa - Foto: Divulgação / Amazon
A Amazon informou que consertou o erro assim que soube do problema Perigo do TikTok: Amazon atualiza Alexa após assistente colocar criança em desafio aparelho de inteligencia artifical alexa - Foto: Divulgação / Amazon

Após a Alexa desafiar uma garota americana de 10 anos a encostar uma moeda nos pinos de um carregador de celular na tomada, a Amazon fez uma atualização na assistente virtual.

Segundo o relato da mãe da menina, o software de inteligência artificial sugeriu que sua filha realizasse o desafio da moeda, que consiste em encostar uma moeda nos pinos de um carregador ligado à tomada. A "brincadeira" pode causar choque e outras consequências graves para a saúde.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/Costa013noticiasE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Um tweet de Kristin Livdahl viralizou. No último domingo (26), Livdahl contou a história alarmante. Ao pedir por um desafio, sua filha de 10 anos teria ouvido da Alexa as seguintes instruções:

"Aqui está algo que achei na web. De acordo com ourcommunitynow.com: o desafio é simples. Conecte um carregador de telefone na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos."

O desafio em questão havia se espalhado em redes sociais — com ênfase para o TikTok — há cerca de um ano. Na época, diversos especialistas se mobilizaram para avisar às crianças e suas famílias o quão arriscada é a brincadeira. Além do risco de incêndio, a ação poderia causar danos permanentes à saúde, incluindo perda de dedos, da mão ou do braço.

Apesar da sugestão, Livdahl afirma que sua filha não chegou a topar o desafio.

"Eu estava lá quando aconteceu e tivemos uma outra boa conversa sobre não confiar em nada da internet ou Alexa."

Amazon disse que já corrigiu o problema

Em nota enviada à imprensa, a Amazon afirmou estar ciente do problema e já ter resolvido a questão com uma correção de software.

"A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes. Assim que tomamos conhecimento desse erro, nós o corrigimos rapidamente e estamos tomando medidas para ajudar a evitar que algo semelhante aconteça novamente."

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!