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Praia Grande disponibiliza informações sobre atendimentos da Saúde

Ferramenta tecnológica está em funcionamento e proporciona maior transparência

Da Redação
Publicado em 09/07/2020, às 06h13 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h11

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Divulgação/Prefeitura Praia Grande
Divulgação/Prefeitura Praia Grande

Praia Grande vem adotando medidas para aprimorar cada vez mais os serviços disponibilizados para os munícipes. A Cidade tem utilizado a tecnologia como importante aliada. Na área da Saúde, já está em funcionamento uma ferramenta no site da Prefeitura que informa ao usuário do sistema municipal de Saúde sua posição na fila de consultas, exames e procedimentos. Desta forma, a Cidade agiliza o fluxo de informações facilitando assim a vida da população e também oferece maior transparência aos processos.

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Para utilizar o recurso é simples. Basta entrar no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) e clicar no link em ‘Carta de Serviços’; na sequência, pesquise por lita de espera e clique no resultado; siga as instruções de 1 a 4; é necessário informar a matrícula do cartão SUS. A partir daí o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo.

No último dia 22 de junho, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão,assinou o decreto nº 6.984 regulamentando o serviço. Desde então o sistema estava em funcionamento passando por diversos testes realizados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) municipal.Com a novidade, na prática, o paciente terá total privacidade para acessar o sistema. A Sesap confirmou ainda que a implantação dessa ferramenta já tem um cronograma definido. Em uma etapa futura, o Município prevê a criação de um aplicativo, o ‘E-Cidadão Saúde’, que, entre outras novidades, disponibilizará registros de atendimentos, mensagens e avisos,além de listas de medicamentos.O prefeito de Praia Grande destacou que o novo sistema reduz gastos públicos e promove ainda mais acessibilidade e equidade na área da Saúde na Cidade. “Investir na Saúde segue como umas das prioridades da Administração. Este moderno sistema está sendo construído há algum tempo.

O munícipe será diretamente beneficiado”.Para ser colocado em funcionamento, o novo sistema percorreu um longo caminho. Primeiro, foi aprovado em agosto de 2019 pelos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comusa). Um mês depois, em setembro, nova aprovação, agora para o início do projeto piloto na unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ocian.“O critério para acessar qualquer um dos serviços de saúde no Município é estritamente médico. Todas as solicitações voltadas a regulação municipal ficam gravadas, o que legitima o processo mantendo total transparência. No futuro, existe a real possibilidade de as consultas serem agendadas através deste aplicativo”, disse o secretário de Saúde Pública do Município.

Consultório Informatizado – Mas a utilização da tecnologia na área da Saúde já vem ocorrendo há alguns anos em Praia Grande. A Sesap desenvolveu a implantação do Consultório Informatizado em módulos e de forma gradativa. As primeiras a receberem o sistema foram as unidades de Saúde da Família (Usafas). Na sequência, os equipamentos que desenvolvem atendimentos na área das Especialidades Médicas, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), passaram a integrar a rede.

Por fim,a área hospitalar foi interligada.O Consultório Informatizado vai além do cumprimento à determinação da Resolução nº 7/16, do Ministério da Saúde, que define o prontuário eletrônico como modelo de informação para registro das ações de saúde na Atenção Básica. No Município, o sistema faz todo o acompanhamento indicando datas e ausências em consultas, requisição e resultados de exames, prescrições de medicamentos, retorno e encaminhamento para especialidades, geração de atestados, entre outros.

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