INOVAÇÃO

Praia Grande inaugura modernos restaurantes na orla da praia

As duas primeiras unidades foram entregues no fim de semana

Da redação
Publicado em 28/12/2020, às 06h35 - Atualizado às 12h06

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Grande, no litoral de SP CAPA - PRAIA GRANDE - Reprodução
Praia Grande, no litoral de SP CAPA - PRAIA GRANDE - Reprodução

A orla de Praia Grande ganhou, no fim de semana, dias 26 e 27, os dois primeiros quiosques no estilo de restaurantes instalados no calçadão. No total, a cidade terá 18 unidades deste tipo. Com conceitos arquitetônicos modernos e cardápios contemporâneos assinados, inclusive, por chefes internacionais, os espaços prometem rapidamente cair no gosto de moradores e turistas.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorte4Info 📲 Informe-se, denuncie!🔵

Outro destaque fica por conta da questão relacionada ao desenvolvimento econômico de Praia Grande. Cada unidade deverá criar de cerca de 60 empregos diretos, além de outras dezenas de indiretos. Em uma conta rápida, é certo dizer que os novos quiosques em formato de restaurantes resultarão em milhares de oportunidades de trabalho na cidade.  

LEIA MAIS➤ Mais de 12.300 casos e 335 óbitos por covid-19 em Praia Grande

LEIA MAIS➤ Praia Grande divulga o expediente do Réveillon

“Praia Grande investiu em infraestrutura em todos os bairros nos últimos anos. Isso fez com que novas empresas e investidores viessem para cidade. Consequentemente, nova vagas de emprego foram criadas. Com os novos restaurantes na orla da praia a história se repete. Investir no turismo reflete em geração de renda. São unidades modernas que colocam o Município em outro patamar no que diz respeito ao oferecimento destes serviços para munícipes e turistas”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão.

A primeira unidade inaugurada foi o Lounge Beach, no bairro Guilhermina, na noite de sábado, 26. O espaço fica na Avenida Castelo Branco, altura da avenida Guilhermina. Muitas pessoas que caminhavam na orla aproveitaram e oportunidade e registraram o momento com diversas fotos do local.

Já neste domingo foi a vez da inauguração do Quintal do Espeto, também sediado no Guilhermina, mas na altura da Rua Nicarágua. As construções dos outros 16 restaurantes seguem em ritmo acelerado e deverão ser concluídas em breve.

“Praia Grande está se destacando no Litoral e é uma cidade que segue em franco desenvolvimento. Ninguém sabe onde isso vai parar, o município tem alto potencial de expansão. Esse foi um dos motivos que trouxe o Quintal do Espeto, que nasceu em São Paulo, para Praia Grande. Além disso, trata-se de um formato novo de operação na orla da praia, com atendimento dentro restaurante, em um deck e ainda um serviço também na areia”, comentou a sócia do empreendimento, Carla Azevedo de
Castro.

Projeto

A inauguração dos novos restaurantes, empreendimentos particulares possíveis através de concessões oriundas de processo licitatório que seguiu toda a legislação atual vigente, faz parte da nova fase da reurbanização da orla praia-grandense. As unidades entram no lugar dos antigos quiosques.

O projeto dos quiosques no estilo de restaurantes tem por objetivo modernizar e tornar os locais ainda mais atrativos aos clientes e, desta forma, incrementar o turismo e a atividade econômica do Município, além de valorizar os estabelecimentos com a criação de uma grande estrutura para comércio e prestação de serviços. Os módulos destinados ao comércio na orla marítima contam com uma área total de 541 m², sendo a área construída de 214,00 m², a faixa de exploração na areia de 270,90 m² e as rampas de acesso à praia de 56,80 m².

História

Nos anos 90, com a reformulação da orla da praia, um novo projeto urbanístico permitiu que os proprietários das barracas pudessem, por meio de concessão, exercer suas atividades em quiosques padronizados, por tempo aproximado de 20 anos, não sendo permitido realizar transferência do bem. Mas não foi o que ocorreu. Muitos  permissionários transferiram os espaços e outros deixaram de trabalhar.

Em 2008, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública que resultou em um termo de acordo judicial (TAC) que determinou a realização de licitação para o uso desses espaços. Em 2015, os "quiosqueiros" participaram de uma reunião com a Administração Municipal, na qual foram informados sobre a obrigatoriedade da realização da licitação.

Em 2017, com a assinatura de termo de adesão, a União transferiu para o município as autorizações para realização de eventos esportivos e culturais, assim como a instalação de quiosques nas praias e/ou orla da Cidade. Com isso todas as ações necessárias para a execução do projeto foram concluídas. Assim, obedecendo ao que fora acordado com o Ministério Público, a prefeitura realizou a licitação dos 18
espaços.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!