SEM CARNÊ IMPRESSO

Prefeitura de Guarujá adota IPTU Digital em três zonas territoriais do município

Primeira etapa do novo sistema, que entra em prática esta semana, vai atender as regiões do Centro, Astúrias, Guaiúba e Vicente de Carvalho

Da redação
Publicado em 16/12/2020, às 21h01 - Atualizado às 21h04

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

A partir de 2021, três zonas territoriais de Guarujá não receberão mais os carnês impressos, antes enviados pelos Correios. É que a prefeitura de Guarujá vai disponibilizar a partir desta semana o IPTU Digital, que possibilitará ao contribuinte entrar no site da prefeitura de Guarujá e acessar seu carnê.

O pagamento do imposto poderá ser feito por qualquer meio eletrônico, usando o código de barras do boleto. Se preferir, poderá imprimir a guia e realizar o pagamento em qualquer agência bancária, dentro da data de vencimento. O contribuinte também tem a opção de pagar o valor do  tributo em débito automático.

A digitalização do IPTU será implantada com foco na economia de gastos, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de  ser um modo mais moderno e eficiente. "A emissão digital é mais moderna e permite que o contribuinte acesse seu próprio carnê pela internet, gerando economia de gastos referentes à impressão e entrega de guias, explica a secretária de Finaças, Leila Sales Acúrcio Torres.

A prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU em 2022, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal. Atualmente são mais de 115 mil lançamentos, que geram uma grande despesa entre impressão e distribuição das guias.

Nesta etapa, três áreas  geográficas  serão atendidas com o IPTU Digital:  a Zona 0 (Centro, Vila Maia), Zona 1 (Jardim e Parque Guaiúba, Jardim Astúrias, Jardim Las Palmas, Loteamento Alexandre Migues Rodrigues, Parque Guarujá, Praia do Tombo, Vila Castelinho, Vila Fortuna, Vila Luiz Antônio, Vila Outeiro e Vila Alzira) e Zona 5 (Jardim Santense, Jardim Enguaguassu, Pae Cará, Vila Cunhambebe, Vila Itapema e Vila Alice).

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO6 📲 Informe-se, denuncie! ℹ

Acesso à internet

Para buscar o carnê na internet é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção 'IPTU'. Em seguida deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel (encontrado no carnê impresso de 2020 ou de outros exercícios) para ter acesso ao carnê digital.

Na tela de cobranças, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2021, que poderá visualizar ou imprimir, optando pelo pagamento em cota única ou parcelado. Nesse caso, também é  possível acessar a contribuição voluntária do Bem-Estar-Animal.

Campanha de divulgação

A prefeitura iniciárá ampla campanha de divulgação, específica para as zonas territoriais atendidas neste primeiro momento. A novidade é a disponibilidade de um posto volante, que percorrerá pontos de grande fluxo de pessoas nos bairros atendidos pelo IPTU Digital.  No posto, o  munícipe poderá imprimir cópias do IPTU ou tirar dúvidas com relação ao novo sistema. O cronograma de atendimento do posto será divulgado semanalmente pelos meios oficiais de comunicação.

Além do posto volante, a prefeitura também divulgará o novo sistema  com afixação de faixas nos bairros atendidos, distribuição de panfletos casa a casa e publicidade por meio de carro de som.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!