MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Santos recolhe 14 cavalos em oito meses

Animais abandonados foram recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade

Da Redação
Publicado em 25/10/2019, às 12h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h35

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

Ao longo dos últimos oito meses, 14 cavalos abandonados em áreas públicas de Santos foram recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Cinco bairros concentraram o maior número de apreensões: Castelo, Rádio Clube, Bom Retiro, Areia Branca e São Manoel. “Mas já recolhemos cavalos abandonados em outros locais como no Gonzaga”, afirma Luiz Antonio dos Santos, responsável pelo serviço.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Todos os animais apreendidos passam por avaliação de um médico-veterinário, sendo vacinados e microchipados. Também são recolhidas amostras de sangue, que são enviadas para análise no laboratório do Jóquei Clube de São Paulo. “A maioria apresentou quadro de desnutrição”, relata Luiz Antonio.

Após o recolhimento e tratamento, os animais não reclamados pelos donos são enviados para fazendas no interior do Estado, administradas por ONGs de bem-estar animal.

O serviço é realizado por empresa vencedora de licitação, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

LEGISLAÇÃO

Animais abandonados podem causar acidentes no trânsito ou com pedestres, além de caracterizar maus tratos.

De acordo com o Código de Posturas, é proibida a criação e manutenção de animais de grande porte na área urbana do município.

O proprietário de animal apreendido só poderá retirá-lo após comparecer à Semam (praça dos Expedicionários, 10, 9º andar), pagar multa e as despesas de transporte e manutenção, devendo ainda se responsabilizar por quaisquer danos causados a pessoas ou a outros animais.

DENÚNCIAS

Denúncias de animais abandonados podem ser enviadas para a Semam, por meio do telefone 3226-8080, em horário comercial. Fora do expediente e nos finais de semana e feriados, as denúncias podem ser encaminhadas para a Guarda Municipal (153).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!