marinha

Previsão de ressaca com ondas de 3 metros na região

Passagem de um sistema frontal causará alterações climáticas entre os dias 16 e 19 de julho

Da Redação
Publicado em 16/07/2019, às 13h15 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

A Marinha do Brasil informou que a passagem de um sistema frontal deverá causar ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste com altura até 3,0 metros entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte da cidade de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 19 pela manhã.

A previsão também corresponde a ondas na direção Sul a Sudeste com altura até 3,0 metros entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé (RJ) e do Espírito Santo, ao sul de Linhares (ES), entre o dia 16 à noite e 19 pela manhã.

Participe dos nossos grupos ℹ 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Também há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste com altura até 3,0 metros entre o litoral dos estados do Espírito Santo, ao norte Linhares (ES), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), entre o dia 17 à noite e 19 pela manhã.

Sistema Frontal

Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade até 74 km/h (40 nós) no litoral do estado da Bahia, ao sul da cidade de Salvador (BA), entre o dia 17 pela manhã e o dia 19 pela manhã.

O mesmo sistema também poderá provocar ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade até 60 km/h (33 nós) entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte da cidade de Salvador (BA), e de Alagoas, ao sul da cidade de Maceió (AL), entre o dia 18 pela manhã e o dia 19 pela manhã.

A intensificação dos ventos alísios poderá provocar ventos de direção Sudeste, com intensidade até 60 km/h (33 nós) entre o litoral do estado do Rio Grande do Norte, ao norte da cidade de Natal (RN), e o estado do Maranhão, ao sul da cidade de São Luiz (MA), entre o dia 17 à noite e o dia 19 pela manhã.

Devido o deslocamento do sistema frontal citado anteriormente, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste com altura entre 3,0 e 4,5 metros no estado da Bahia, ao sul da cidade de Salvador (BA), entre o dia 17 pela manhã e o dia 19 à noite; e de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros entre os estados da Bahia, ao norte da cidade de Salvador (BA), e o estado de Pernambuco, ao sul da cidade de Recife (PE), entre o dia 18 pela manhã e o dia 19 à noite.

Informações

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!