'A união faz a força'

Professora confecciona máscaras especiais durante pandemia do novo coronavírus

Após ver um vídeo na internet, educadora decidiu confeccionar o item e tem incentivado demais colegas a fazerem o mesmo

Da Redação
Publicado em 09/04/2020, às 08h20 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h31

FacebookTwitterWhatsApp
Renata Cotting, professora há 23 anos na rede municipal - Divulgação/PMG
Renata Cotting, professora há 23 anos na rede municipal - Divulgação/PMG

Em meio à pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, em que o número de casos da doença tem aumentado significativamente, cresce também pequenos gestos de solidariedade. Um deles é o da professora Renata Cotting, que há 23 anos atua na rede municipal de ensino de Guarujá. Depois de ver um vídeo na internet da Universidade do Estado de São Paulo (USP), ela aprendeu a confeccionar protetores faciais para doação. É uma espécie de máscara mas que cobre todo o rosto. 

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA2  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

“Comprei o material pela internet e junto ao meu marido decidimos começar a fazer. Hoje até ensino alguns dos meus alunos pelo WhatsApp. Não é uma coisa só minha, mas vários professores da rede municipal também estão se engajando e assim a união faz a força”, comentou.

Renata é professora do Ensino Fundamental na Escola Benedicta Blac Gonzalez (Perequê) e também de educação especial pela Escola Municipal Sérgio Pereira, que fica na Cidade Atlântica. Unidade essa, inclusive, próxima à comunidade Barreira do João Guarda, que no início do mês passado foi um dos locais que sofreu com deslizamentos causados pelo forte temporal matando dezenas de pessoas. 

“Com certeza esse é um ano que estou aprendendo muito sobre a vida. Primeiro pelas perdas que tivemos na Barreira. Agora a pandemia da Covid-19. Então acho que o caminho é o da união e da solidariedade, por isso, fazendo esses protetores vi que poderia ajudar muita gente”.

Para a produção, ela utiliza folha de acetato A 4 transparente com espessura de 0,21mm e uma espécie de arco plástico, seguindo medidas específicas para corte. Cada máscara fica pronta em apenas 5 minutos. 

Ela já confeccionou mais de 50 máscaras, e esse número só não é maior porque os materiais utilizados na confecção também estão escassos. “Foi o que tinha de material disponível para compra (online) e por isso, vamos aguardando disponibilidade desses itens para que possamos produzir ainda mais”.

Recomendação 

É importante ressaltar que, diferente da população em geral, os profissionais da rede municipal de saúde, que atuam na linha de frente (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devidamente credenciados e que contam com a certificação da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa). Além disso, nos últimos dias, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas passem a usar máscaras, inclusive, as caseiras. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!