IMPOSTO DE RENDA

Restituição do IR: Receita abre consulta ao 3º lote

Os próximos lotes estão programados para os dias 31 de agosto e 29 de setembro; o valor não resgatado, fica no Banco do Brasil por um ano e o contribuinte pode solicitar o reagendamento do seu crédito

Da redação
Publicado em 24/07/2023, às 14h52 - Atualizado às 15h17

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2023, a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações e 60% destes têm direito à restituição - Reprodução
Em 2023, a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações e 60% destes têm direito à restituição - Reprodução

Está aberta a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda, desde às 10 horas dessa segunda-feira (24). O valor total chega a R$7,5 bilhões e contemplará 5,6 milhões de contribuintes no dia 31 de julho.

Para consultar é preciso acessar o site da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". O valor será creditado na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, poderá verificar por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) se há alguma pendência e tirar o extrato da declaração.

Em 2023, a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações. Destes, 60% têm direito à restituição. No pagamento do 3º lote liberado neste dia 24 de junho estão: contribuintes que optaram pela versão pré-preenchida ou por recebimento via Pix, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Os próximos lotes estão programados para os dias 31 de agosto e 29 de setembro. “O valor que não é resgatado, fica no Banco do Brasil por um ano e o contribuinte pode solicitar o reagendamento do seu crédito, caso não o tenha resgatada na data indicada anteriormente. Após esse período de um ano, a rede bancária devolve o dinheiro para o Fisco e, a partir daí, a requisição só poderá ser realizada por meio do e-CAC, no site da Receita”, esclarece Jeferson Almeida, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uniderp.

Veja também: Desenvolve SP oferece crédito sustentável para empresas

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!