A Sabesp iniciou na sexta-feira, 24, na Baixada Santista, a distribuição gratuita de caixas-d’água a moradores do bairro Sítio Conceiçãozinha, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Com objetivo de beneficiar famílias com imóveis sem reservação interna e que não tenham condição de comprar tal equipamento, a Companhia manteve contato com as lideranças comunitárias e estabeleceu uma relação para cadastro dos beneficiados.

Foram doados 30 kits com caixas-d’água e os técnicos da empresa ainda orientam os clientes para a montagem da parte interna dos reservatórios de 500 litros e eventuais adaptações necessárias nas dependências dos imóveis para a correta instalação.

Participe dos nossos grupos ℹ📲  https://bit.ly/GUARUJA2  Informe-se, denuncie!

Além de outros quatro reservatórios (de 1.000 litros cada) disponibilizados em travessas da Rua São Paulo, onde a Sabesp vem atuando junto à Secretaria Municipal de Habitação para regularização de 50 ligações domiciliares. Neste caso, a ação busca evitar aglomerações em torno dos caminhões tanque – no total até agora são 21 espalhados em pontos estratégicos da cidade e ainda outros estão sendo direcionados – que vêm atendendo emergencialmente durante esta que é a pior estiagem dos últimos 20 anos.

As doações visam prevenir que as pessoas fiquem sem água em momentos de maior variação na pressão da água fornecida, seja no período de maior de consumo do dia durante esta estiagem ou enquanto são necessários reparos emergenciais e manutenções preventivas nas redes de abastecimento.

A distribuição de caixas-d’água é uma medida para ajudar moradores a se adaptarem ao Decreto estadual 12.342/78 e à regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo a qual os domicílios devem ter reservação interna capaz de suprir o consumo dos moradores por ao menos 24h independente do sistema de abastecimento público.