PORTO

Santos Brasil apresenta projeto de expansão à prefeitura de Guarujá

Terminal portuário pretende aumentar 220 metros no primeiro trimestre de 2019

Da Redação
Publicado em 20/12/2018, às 09h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h09

FacebookTwitterWhatsApp
Obra tem previsão de início no primeiro trimestre de 2019 e já teve as licenças ambientais prévias aprovadas - Marcelo Coelho/Santos Brasil
Obra tem previsão de início no primeiro trimestre de 2019 e já teve as licenças ambientais prévias aprovadas - Marcelo Coelho/Santos Brasil

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, recebeu em novembro, o diretor de Operações da empresa Santos Brasil, Marlos Tavares, que apresentou o projeto de expansão do Terminal Portuário, bem como a expectativa de investimentos nos próximos anos.

A obra, que tem previsão de início no primeiro trimestre de 2019, já teve as licenças ambientais prévias aprovadas e contempla a expansão em 220 metros do cais acostável, que totalizará 1.510 metros.

Com isso, o Tecon Santos Brasil operará com um cais de 1.200 metros, com capacidade de receber até três navios New Panamax (360 metros), enquanto o Terminal de Veículos (TEV) fará sua operação no cais ampliado que ficará com 310 metros.

Conforme o diretor da Santos Brasil, a obra terá duração de 18 meses e gerará 600 empregos diretos e outros 850 empregos indiretos, com investimento previsto em R$ 150 milhões. Além disso, terá baixo impacto ambiental devido ao modelo de dragagem escolhido.

O diretor também relatou a previsão de novos investimentos, que devem chegar a R$ 1,3 bilhão na próxima década, com foco em aumento da eficiência operacional e redução dos custos. Com isso, a empresa planeja um aumento de 20% na sua capacidade de movimentação, totalizando 2,4 milhões de TEU.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli, de Infraestrutura e Obras, Adilson Jesus e o diretor de Portos da prefeitura, Jairo Lima Neto.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!