ESTRELA CADENTE

São Paulo, Paraná e Santa Catarina registram objetos espaciais em lindo céu; confira

Essa foi a primeira grande chuva de meteoros do ano; só em Santa Catarina pesquisadores viram 300 fragmentos no céu

Da redação
Publicado em 07/05/2022, às 12h36 - Atualizado às 15h58

FacebookTwitterWhatsApp
Essa é a primeira grande chuva de meteoros do ano; 300 fragmentos foram encontrados em SC Meteoros Chuva de meteoros no céu - Imagem Ilustrativa
Essa é a primeira grande chuva de meteoros do ano; 300 fragmentos foram encontrados em SC Meteoros Chuva de meteoros no céu - Imagem Ilustrativa

São Paulo, Santa Catarina e Paraná foram os estados que tiveram registros de objetos espaciais, após a primeira grande chuva de meteoros de 2022, que aconteceu nesta semana.

Segundo informações noticiadas pelo Olhar Digital, só em Santa Catarina pesquisadores registraram cerca de 300 fragmentos no céu. A chuva de meteoros, também conhecida como Eta Aquáridas, acontece quando a Terra atravessa  a parte mais densa da ‘trilha de detritos’ deixada pelo Cometa Halley.

Leia também:Morre motociclista e empresário de São Sebastião aos 35 anos em acidente de trânsito

Sendo assim, cada detalhe do fragmento deixado pelo cometa, em seu caminho ao atravessar a atmosfera em alta velocidade, gera um meteoro - que é conhecido como ‘estrela cadente’.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Durante essa chuva de meteoros, diversos fragmentos da mesma trilha atingem a atmosfera. A Eta Aquáridas, por sua vez, tem atividade que se inicia em 21 de abril e vai até 12 de maio. No entanto, seu momento de maior intensidade de chuva ocorreu na noite entre 5 e 6 de maio.

A chuva da última quinta-feira (5) não é a única que acontece anualmente com os meteoros associados ao famoso Cometa Halley. Há a Oriónidas, que é gerada por detritos do mesmo cometa e acontece em menor intensidade em outubro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!