AÇÕES

Setembro Amarelo: litoral tem programação no mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Palestras e eventos estão previstos no mês e focam na prevenção de suicídios. As campanhas começaram em 2014

Da redação
Publicado em 01/09/2022, às 14h54 - Atualizado às 15h33

FacebookTwitterWhatsApp
Ipê amarelo remete à necessidade da reflexão sobre o tema Setembro Amarelo: Litoral tem programação no mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio ipe amarelo - Foto: Prefeitura de Curitiba
Ipê amarelo remete à necessidade da reflexão sobre o tema Setembro Amarelo: Litoral tem programação no mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio ipe amarelo - Foto: Prefeitura de Curitiba

O mês de setembro é marcado por mais uma campanha ‘Setembro Amarelo’, que tem como foco a prevenção de suicídios a partir de ações de conscientização sobre o tema. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam campanhas de conscientização no mês de setembro porque o dia 10 deste mês é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

No litoral de São Paulo várias atividades estão programadas como parte da campanha deste ano cujo lema é "A vida é a melhor escolha!" 

Em Caraguatatuba, no Litoral Norte, as atividades alusivas ao ‘Setembro Amarelo’ começam nesta quinta-feira (1º) reforçando a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Em Santos, o Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), conhecido como Clínica-Escola do Autista (Rua Heitor Penteado, 80, Marapé), promove a palestra ‘Orientação familiar e sinais de alerta na depressão’, no próximo sábado (3), às 9h. 

Haverá também uma roda de conversa com os participantes abordando os principais sintomas, sinais e os encaminhamentos adequados.

O objetivo do encontro é orientar familiares, cuidadores, responsáveis e pessoas que convivem com quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre as características da doença, estimulando um olhar mais atencioso para os indícios do TEA e informando sobre a importância da ajuda de profissionais capacitados. 

Profissionais, estudantes e outros interessados também podem comparecer ao evento. Será entregue certificado de participação. 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail [email protected] ou telefone (13) 3349-7971 até o preenchimento das 30 vagas disponíveis.

No mundo, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

No Brasil, são 12,6% para cada 100 mil homens e 5,4% para cada 100 mil mulheres que cometem suicídio. Em Caraguatatuba, em 2022, as notificações de tentativas de suicídio aumentaram em 78% em comparação ao ano passado, levando em conta que em 2021 foram 13 casos e neste ano até junho foram registrados sete casos.

LEIA TAMBÉM: Tempo muda, frente fria avança e fim de semana é de chuva no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!