Tecnologia

Setor do Live Streaming afirma-se no Brasil e une pessoas a empresas

da Redação
Publicado em 28/09/2020, às 16h23 - Atualizado às 16h29

FacebookTwitterWhatsApp
Foto: Pexels
Foto: Pexels

Com o advento da tecnologia, todos os dias surgem iniciativas que dão um novo significado ao tradicional. Um dos projetos mais recentes são as livestreams, que logo tiveram a adesão da população brasileira e empresas dos mais variados setores.

O conceito refere-se a transmissões ao vivo, tanto de vídeo como de áudio, através de plataformas online, gratuitas ou pagas, que providenciam esse serviço. A partir de redes sociais, como o YouTube e o Instagram, ou de propostas mais profissionalizadas, como as iniciativas 100% brasileiras Netshow.me e Central dos Eventos, você pode assistir aos seus eventos favoritos sem sair de casa.

As transmissões ao vivo unem os conceitos de realidade e de vídeo previamente gravado. Assim, permitem a comunicação em tempo real, através de, por exemplo, chats e envio de perguntas, funcionalidades potenciadas pela interatividade destas plataformas. Este diálogo aproxima o público, mas também tem a capacidade de humanizar as marcas que fazem uso destes serviços.

De fato, empresas com atuação em diversificados mercados aderiram às transmissões ao vivo pelos benefícios que apresentam para a sua audiência, permitindo que as marcas interajam, não só com os seus clientes e potenciais clientes, mas também com os seus colaboradores. Além disso, são quebradas as barreiras geográficas e a credibilidade e transparência das instituições pode ser consolidada.

O fenômeno das transmissões ao vivo é global. Só no mês de março de 2020, segundo dados da empresa Tubular Labs, registrou-se um aumento em 19% das transmissões ao vivo no YouTube, o que se reflete em cerca de 3,5 bilhões de minutos diários de consumo. Em outras redes sociais o cenário não é diferente, com as lives do Facebook a gerarem dez vezes mais comentários do que os vídeos que foram previamente gravados. Por outro lado, segundo o Business Insider, o Instagram registrou, também no mês de março, um aumento de livestreams em 70%.

Num panorama geral, estima-se que este mercado cresça cerca de 15 vezes entre os anos de 2016 e 2021, de acordo com a empresa Cisco. No Brasil, os dados estão alinhados à perspectiva mundial e, no ano de 2020, registrou-se um aumento de 50% nas audiências dos vídeos ao vivo no Instagram e de 4.900% na procura por conteúdo ao vivo no YouTube.

Transmissões nos mais diversos setores

(Foto: Unsplash)

Basta ter uma câmara e conexão à internet para facilmente dar rosto às suas transmissões ao vivo. Porém, se prefere estar do outro lado e apenas assistir à diversidade de eventos que já chegaram ao virtual, o Brasil apresenta diariamente um extenso programa de livestreams destinados a todo o tipo de interesses. Tanto é que o país detém quatro posições das cinco maiores audiências de transmissões ao vivo no mundo na plataforma YouTube: no ranking divulgado pela rede social, estas posições são ocupadas pelas lives dos artistas Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Sandy & Júnior. Em primeiro lugar consagrou-se a cantora de sertanejo brasileira Marília Mendonça, com um total de 3,31 milhões de visualizações simultâneas na sua transmissão que durou três horas.

Além da música, o conceito de gaming chegou ao streaming, desde o mais tradicional até o mais inovador. Este fenômeno cresceu tanto que a rede social Facebook se viu obrigada a criar a sua própria plataforma de livestreaming intitulada Facebook Gaming, que veio fazer concorrência a projetos como o Twitch TV e pretende atrair o público fã de jogos. Por outro lado, jogos mais tradicionais como o poker ou o blackjack também chegaram a plataformas online como Casinos.pt e fazem sucesso no setor das transmissões ao vivo. Neste contexto, é possível desafiar outros jogadores em tempo real como se você efetivamente estivesse numa sala de jogos física. Numa outra linha estão os aplicativos como o Tik Tok, que apostam nas lives dos jogos de futebol através de transmissões especiais totalmente dedicadas a este esporte.

Outras áreas também se renderam a esta tendência, como é o caso do cinema e do teatro. Exemplo disso é a chegada da Mostra Internacional de Cinema no digital, através de uma transmissão completamente online e ao vivo, que veio desmistificar o seu caráter tradicional. Também o Teatro Vivo desenvolveu um projeto de livestreaming realizado a partir da casa dos diferentes atores, no qual são realizados monólogos.

Como pode ver, o mercado do livestreaming encontra-se em ascensão por todas as partes do globo e, prova disso, é a constante aposta das plataformas neste tipo de serviços. Pelos seus benefícios, é capaz de alavancar negócios e unir pessoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!