Setor voltado à ciência de dados entra em funcionamento no CTIC

MPSP
Publicado em 07/05/2021, às 14h16 - Atualizado às 14h16

FacebookTwitterWhatsApp
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução

Com a Resolução 1.320 , da Procuradoria-Geral de Justiça, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do MPSP passou a contar com um braço fundamental para alavancar ainda mais a modernização da instituição. A Diretoria de Gestão da Informação e Ciência de Dados terá o desafio de organizar e transformar os dados gerados pelos diversos sistemas do Ministério Público em informações estratégicas, produzindo relatórios e painéis para conhecimento, gestão e apoio na tomada de decisões.

De acordo com o coordenador do CTIC, Laércio Carrasco, o uso de tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina permitirá pesquisar os milhares de registros existentes, sejam eles estruturados ou não-estruturados. Para exemplificar a importância da novidade, ele cita a possibilidade de realizar pesquisas no banco de dados do SISMP Integrado com base nos padrões que mais se repetem em determinado município, determinada região ou em todo o Estado. As buscas podem ser feitas também por situações ou aspectos que saem da normalidade.

O investimentos em tecnologia estão propiciando ao MPSP integração, produtividade, colaboração e mobilidade. "Neste momento de pandemia e isolamento social, foi possível seguir com a rotina diária da atividade-meio e atividade-fim, através do teletrabalho. Audiências, reuniões e eventos migraram para o formato online, enquanto documentos que antes eram salvos em pendrives ou computadores locais, hoje são armazenados na nuvem", afirma o coordenador. Ele cita ainda os sistemas SEI e SISMP Integrado, voltados à tramitação digital de procedimentos, e a plataforma Atendimento ao Cidadão, que a sociedade pode usar para acionar o Ministério Público pela via eletrônica, como outros avanços já alcançados na área.

Também por meio da Resolução 1.320, o CTIC passou a abarcar a Subárea de Telefonia, visando a oferecer serviços integrados com ainda mais eficiência. Para tanto, um dos caminhos é integrar a telefonia convencional com o projeto de telefonia VoIP (voz sobre IP).

"Essas transformações fazem parte do tripé 'pessoas - tecnologia - inovação', que vem funcionando de forma sinérgica. A continuidade dos investimentos em tecnologia é fundamental para seguirmos com a jornada de transformação digital do MPSP", pontua Carrasco.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!