DICAS PARA OS POMBINHOS

Três dicas para comprar online com segurança e não azedar seu Dia dos Namorados

Apesar das facilidades, problemas com compras online aumentou e representa metade das reclamações de consumidores, segundo Procon-SP; saiba como se precaver nesse Dia dos Namorados

Da redação
Publicado em 09/06/2021, às 12h21 - Atualizado às 12h25

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Confira dicas do Procon para compras online de presentes do Dia dos Namorados Dia dos Namorados: cuidado com as compras na internet, alerta Procon - Imagem: Reprodução / Pixabay
Confira dicas do Procon para compras online de presentes do Dia dos Namorados Dia dos Namorados: cuidado com as compras na internet, alerta Procon - Imagem: Reprodução / Pixabay

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho do Brasil, é uma das datas que mais movimenta o comércio, dinâmica intensificada ainda mais com o crescimento das compras pela internet em função da pandemia.

Entretanto, o que é para ser uma data de comemoração, pode virar uma data de reclamação.

De acordo com levantamento do Procon-SP, apenas nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas mais de 105 mil demandas de consumidores que tiveram problemas com compras pela internet. As reclamações do chamado e-commerce somaram 49% das queixas na comparação com as outras modalidades de compras.

Com isso, o Procon-SP criou uma série de dicas para os apaixonados comprarem com mais segurança e evitarem aborrecimentos neste Dia dos Namorados.

1 - Faça uma pesquisa de preços e estabelecimentos

Fazer uma pesquisa de preços, buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas são medidas importantes. É recomendável consultar no site do Procon-SP a lista de sites não recomendados; veja aqui https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

"Antes de fazer sua compra, entre no site do Procon-SP e consulte informações sobre a empresa; verifique também o site receita.fazenda.gov.br.

"É interessante checar a política de pós-venda da empresa e, além disso, trocar a sua senha regularmente para evitar clonagens", alerta o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

2 - Desconfie de preços muito baixos ou vantajosos demais

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

3 - Caso se arrependa, você tem um prazo para voltar atrás

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

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