Educação

Unaerp completa 94 anos de atuação no ensino superior

Instituição com campus em Guarujá há 19 anos, tem longa tradição no ensino em Ribeirão Preto

Da Redação
Publicado em 29/06/2018, às 13h52 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h39

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Unaerp
Divulgação/Unaerp

A Unaerp completa nesse mês de junho seus 94 anos de atuação no ensino superior e 19 anos de implantação do campus Guarujá. A instituição foi uma das pioneiras no ensino superior do interior paulista.

Fundada em 1º de junho de 1924 como Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia de Ribeirão Preto por um grupo de educadores e, a partir de 1959, o professor Electro Bonini (1913 – 2011) assumiu a administração da entidade. Reconhecida como universidade em 1985 e comandada pela reitora Elmara Lúcia de Oliveira Bonini, a Unaerp iniciava naquele ano um período de desafios com a implementação de novos cursos, como o de medicina, que tem, atualmente, Conceito 4 no CPC/MEC e é o nono melhor curso particular do estado de São Paulo e está entre os 13 aprovados pelo Cremesp 2017.

Na área de pesquisas, a Unaerp, especialmente após o início da década de 1980, mantém projetos de financiamento próprio e com principais órgãos de fomento como o CNPq, Fapesp, Finep e Capes, e investe em modernos laboratórios e centros de estudos, aliados a pesquisadores de alto nível. Seus programas de mestrado e doutorado são avaliados pelas Capes com Conceito 5 e 4 e formam pessoal de alto nível para atuar em altos postos nas áreas de implemento do mercado, assim como nos principais institutos e setores de pesquisa acadêmica.

A reitora da instituição ressalta a importância deste reconhecimento. “A universidade é uma referência no ensino superior, está classificada pelo MEC entre as dez melhores instituições do ensino superior privado brasileiro. Vinculados à comunidade, alunos, docentes e colaboradores, atuamos sempre em prol da sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em níveis de excelência ”.

Baixada Santista

Ao implantar o campus Guarujá em 30 de junho de 1999, em parceria com a Fundação Fernando Lee, a Unaerp levou sua tradição no ensino para o litoral paulista. A instituição investiu em uma estrutura inacabada em Guarujá para transformá-la em um complexo universitário que possibilita a formação de milhares de jovens profissionais, gera empregos diretos e indiretos, desenvolve eventos científicos e pesquisas acadêmicas para compreender a realidade da região.

Para a pró-reitora da Unaerp Guarujá, Priscilla Bonini Ribeiro, “a universidade vem alcançando novos patamares por sua excelência e tradição, é uma instituição reconhecida internacionalmente, e que transforma grandes sonhos em realidade, transforma a nossa sociedade. Um país se faz com uma educação séria, e a Unaerp está diariamente exercendo este compromisso”. A transformação da sociedade é fruto da relação constante com a comunidade pela atuação do Núcleo de Projetos Sociais da Unaerp Guarujá, o que resultou no reconhecimento pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o selo Instituição Socialmente Responsável. 

A universidade ainda busca novos horizontes com os programas de internacionalização. Atualmente são mais de 100 convênios com instituições estrangeiras que possibilitam o acolhimento de estudantes e pesquisadores, e ainda a cooperação internacional.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!