TRANSPORTE PÚBLICO

Viação Bertioga descumpre acordo de pagamento a funcionários

Adiantando salarial de junho foi pago parcialmente em decorrência da queda na arrecadação da empresa

Marina Aguiar
Publicado em 04/06/2020, às 12h18 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h52

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Viação Bertioga
Divulgação/Viação Bertioga

Os funcionários da empresa Viação Bertioga, responsável pelo transporte público na cidade, não receberam a totalidade do acordo de pagamento estabelecido em acordo judicial no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). A determinação era de que os motoristas deveriam receber todos os valores atrasados até o dia 3 de junho, no entanto, faltou parte do adiantamento salarial de maio, que seria pago em 20 de abril.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Em contato com a administração da empresa, a reportagem apurou que o descumprimento do pagamento se deve à crise financeira vivida pela Viação Bertioga. A queda na arrecadação, em decorrência da pandemia de coronavírus e as medidas de isolamento social, prejudicou o setor financeiro e o pagamento dependerá da receita da empresa.

Os motoristas da empresa fizeram uma paralisação em 19 de maio (aniversário de Bertioga) das 5h30 às 19 horas no portão empresa, localizada às margens da rodovia Rio-Santos, no bairro Jardim Raphael.

Com a greve, os funcionários esperavam receber pagamentos e benefícios atrasados, como pagamento e cesta básica do dia 5 de maio, ticket alimentação e adiantamento salarial de maio, com pagamento previsto para 20 de abril. 

De acordo com informações da empresa, dentre as três cláusulas estabelecidas, duas foram cumpridas na totalidade, com pagamento antecipado. Apenas a terceira cláusula foi cumprida parcialmente.

O acordo estabelecido entre empresa e funcionários estabeleceu multa de um salário mínimo por empregado, caso a empresa descumpra cada uma das três cláusulas do acordo. O acordo estabelece também a estabilidade de 30 dias no emprego aos mais de 70 empregados, a contar do dia 3 de junho. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!