INSOLAÇÃO

Forte onda de calor na Índia mata cerca de 25 pessoas

Número é o mais alto dos últimos cinco anos em que as temperaturas ultrapassam os 40 ºC

Da redação
Publicado em 08/05/2022, às 20h27 - Atualizado às 20h31

FacebookTwitterWhatsApp
Cientistas acreditam que a nova onda de calor se deve ao fato de mudanças climáticas mundiais Forte calor na Índia Dois meninos se molhando com baldes de água na Índia - Divulgação
Cientistas acreditam que a nova onda de calor se deve ao fato de mudanças climáticas mundiais Forte calor na Índia Dois meninos se molhando com baldes de água na Índia - Divulgação

Uma forte onda de calor na Índia matou cerca de 25 pessoas por insolação nos últimos dias. De acordo com informações do Climatempo, o número é o mais alto dos últimos cinco anos em que as temperaturas ultrapassam os 40 ºC.

Leia também: Cachorro dogue alemão ganha título de mais alto do mundo com 1,46 metros

A insolação atinge os moradores do país desde o fim de março, principalmente em Maharashtra, estado mais rico do país e onde ocorreram as mortes. 

Conforme informações de autoridades locais, muitas das mortes aconteceram em áreas rurais. Já no estado oriental de Odisha, autoridades ressaltaram que um homem de 64 anos morreu de insolação no fim de abril e outros residentes também receberam atendimento médico com o mesmo problema. A temperatura máxima do distrito mais quente de Odisha, Subarnapur, chegou a 43,2 ºC.

O país registrou março como o mês mais quente em mais de um século, com máxima em todo território da Índia subindo para 33,1 ºC, praticamente 1,86 ºC acima do normal, segundo informações do Departamento Meteorológico do país.

Cientistas e pesquisadores associaram o início precoce de um verão intenso no país às mudanças climáticas mundiais e acreditam que mais de 1 bilhão de habitantes da índia e do Paquistão estão 'vulneráveis ao calor extremo’.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!