No ano em que ao menos 27 pessoas transexuais foram eleitas para as câmaras municipais no Brasil, levando esperança para aqueles que lutam por igualdade, a história de uma Brasileira transexual que foi em busca do sonho de trabalhar com moda se tornou inspiração para jovens de diversos lugares.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO3 📲 Informe-se, denuncie!

brasileira Valentina Saluz, de 24 anos, tornou-se diretora da Nexxt Communications em Paris, agência que trabalha com artistas, marcas e revistas mundialmente famosas. 

De acordo com Valentina, o trabalho na moda foi uma consequência: "Antes de começar minha transição, trabalhei como modelo e também assistente em desfiles de moda em Cruzeiros internacionais. Fiz muitos contatos, aprendi a falar outros idiomas e comecei a trabalhar como scouter (nome dado para caça talentos), logo depois ingressei como booker em uma agência em Milão, onde fiquei por três anos. Hoje, estou assumindo um dos maiores cargos pela Nexxt em Paris. Infelizmente estamos em quarentena na cidade, mas já trabalhamos em coisas incríveis" disse Valentina.

A diretora da agência tem entre os trabalhos recentes uma sessão de fotos da Georgina Rodriguez, esposa de Cristiano Ronaldo, publicado na Revista Vogue. 

De acordo com Valentina, ela aprendeu a lidar com preconceito e quer promover uma mudança no mercado para que outras pessoas transexuais alcancem posições de prestígio: "Está havendo uma mudança, as eleições municipais do Brasil nos mostra isso, finalmente começamos a nos sentir representadas. Eu sempre tive a sensação que precisava me provar 10 vezes mais. Se minhas concorrentes falavam um idioma eu tinha que falar cinco para ter a mesma chance, mas isso nunca me fez pensar em desistir. Hoje penso em minhas atitudes como uma forma de tornar o caminho mais fácil para a próxima geração", declarou.

A escolha de Valentina para o cargo na Nexxt Communications foi estratégico - a empresa que tem matriz em São Paulo quer promover negócios que envolvam responsabilidade social e diversidade no mercado Europeu, como já é feito no Brasil. "O Brasil tem uma discussão sobre gênero muito ampla e o mercado de moda e publicidade no Brasil já sente o impacto e a urgência de promover a diversidade na frente e fora das câmeras. Muitas máscaras caíram e muitas coroas também. Os antigos 'Deuses' da moda foram desmistificados e deram lugares para novas ideias, novas empresas e novos meios de trabalho. Nosso objetivo é fazer um trabalho parecido na Europa.", finaliza.

No Brasil a agência Nexxt Communications trabalha com artistas como Victor Sparapane, Alexandra Martins e Caio Paduan.