ATENÇÃO!

Litoral norte de SP segue em alerta para deslizamentos de terra

Fortes chuvas na tarde de terça-feira (20) provocaram o acionamento da sirene de alerta em São Sebastião; previsão é de mais chuva para esta quarta

Esther Zancan
Publicado em 21/02/2024, às 08h27 - Atualizado às 09h17

FacebookTwitterWhatsApp
Imagens das fortes chuvas que atingiram São Sebastião, na tarde de terça-feira (20) - Reprodução/Caraguá Urgente
Imagens das fortes chuvas que atingiram São Sebastião, na tarde de terça-feira (20) - Reprodução/Caraguá Urgente

O litoral norte de São Paulo segue em alerta para deslizamentos de terra e risco hidrológico, nesta quarta-feira (21), após as fortes chuvas que atingiram a região na tarde de terça-feira (20). Em São Sebastião, a sirene de alerta chegou a ser acionada na Vila Sahy, para que as pessoas saíssem de suas casas e procurassem um abrigo seguro. Na segunda-feira (19), completou um ano da tragédia das chuvas, que matou mais de 60 pessoas na cidade.

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), as cidades do litoral norte de São Paulo estão com diversos alertas vigentes. Em São Sebastião, o risco é de nível alto para movimento de massa e risco hidrológico. Em Ilhabela, há alerta moderado para risco hidrológico. Em Caraguatatuba, há alerta de nível alto para risco hidrológico e, moderado, para movimento de massa. Já em Ubatuba, o alerta em vigor é o alto, para risco hidrológico.

Em Caraguatatuba, segundo a prefeitura, mesmo com os sistemas de drenagem em funcionamento, alguns bairros das regiões centro-sul registraram pontos de alagamento por causa da maré alta, provocando lentidão no escoamento das águas.

Em São Sebastião, de acordo com o boletim mais recente divulgado pela prefeitura, três homens, duas mulheres, uma criança de 7 anos e outra de 2 anos, estão alojados no abrigo da Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, no bairro Barra do Sahy, como medida preventiva. O grupo pertence a duas famílias removidas da Vila Progresso, em Juquehy, pela equipe da Defesa Civil.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Climatempo, o ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste do Brasil geram nuvens carregadas sobre todos os estados da região, com potencial para provocar muita chuva ainda nesta quarta-feira. O instituto alerta para ocorrência de chuvas frequentes e volumosas no decorrer do dia, especialmente, em áreas como a Baixada Santista, litoral norte, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, e regiões de Sorocaba e Campinas. Há risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamento de terra e queda de barreira em áreas de encosta, devido ao solo encharcado. O mar deve ficar agitado também. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!