DESPEDIDA CRUEL

Homem luta para manter viva baleia encalhada; autoridades realizam a eutanásia

Autoridades eutanasiaram o animal enquanto ativistas lutavam para mantê-lo vivo

Da redação
Publicado em 07/10/2022, às 11h50 - Atualizado às 13h49

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução
Reprodução

João Baiuka, empreendedor e morador do litoral de Santa Catarina, comoveu a web ao tentar salvar uma baleia-jubarte que estava encalhada na praia Balneário Esplanada, em Jaguaruna.

O animal foi sacrificado por autoridades na tarde desta quinta-feira (6) e causou revolta entre os ativistas que passaram horas lutando pela vida do animal. De acordo com informações oficiais, o mamífero, com comprimento aproximado de 10 a 12 metros, foi encontrado por moradores na madrugada desta quarta-feira (5).

“Vou pra casa muito triste, mas com sensação de dever cumprido por ter feito tudo o que estava a meu alcance; muitas coisas. Respeito, mas não concordo. Vamos sempre em algum momento da vida passar por experiências como essas, mas nunca deixar de acreditar no amor e que Deus sabe de todas as coisas. Muito obrigado a todos, voluntários e anônimos, que lutaram juntos nessa causa até o final”, desabafou João.

O caso

Em conjunto, moradores e agentes de órgãos ambientais tentaram realizar o resgate do animal, mas a maré baixa não permitiu que fosse empurrado de volta ao mar. Mesmo com tentativas extremas, laudos técnicos e especialistas indicavam que as chances de sobrevivência do mamífero haviam se tornado mínimas e que o animal sofreria muito em uma nova tentativa de mobilização.

Por fim, a eutanásia foi aplicada na baleia. Tal medida foi tomada em consenso entre as equipes do Instituto Australis, Polícia Militar Ambiental, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna, EducAmar, Defesa Civil e Prefeitura de Jaguaruna, Fundação do Meio Ambiente de Içara (Funai) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!